Parque de São Joaquim conclui Plano de Manejo

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 08/10/2018
Parque de São Joaquim conclui Plano de Manejo
08 de Outubro de 2018, 15h57

Documento foi elaborado de forma participativa.

O Parque Nacional de São Joaquim, em Santa Catarina, já tem Plano de Manejo. A portaria foi publicada no dia 25 de setembro no Diário Oficial da União. O Plano de manejo foi elaborado a partir da adaptação ao contexto legal Brasileiro do ¨Foundation Document¨, ou ¨documento alicerce¨, utilizado pelo Serviço de Parques Nacionais dos Estados Unidos da América (NPS). Esta metodologia unifica a abordagem de planos de manejo para as distintas categorias de Unidades de Conservação e simplifica o processo de elaboração em termos de estrutura e abordagem, além de otimizar tempo e recursos.

O Plano de Manejo do Parque foi elaborado de forma participativa, contou com o envolvimento de representantes do Conselho Consultivo, de Prefeituras do entorno do Parque, dos proprietários de áreas não indenizadas inseridas na unidade, pesquisadores, condutores, servidores e colaboradores internos ao ICMBIo. Segundo a equipe do Parque, a elaboração do Plano de Manejo foi possível graças a uma parceria entre ICMBIO, USAID, Serviço de Parques Nacionais dos Estados Unidos e Serviço Florestal dos EUA. De acordo com o chefe da unidade, com os limites definidos pela lei 13.273/2016 e com o Plano de Manejo publicado, é possível avançar nas ações de gestão da unidade de conservação e em questões estratégicas tais como as relacionadas ao ordenamento do uso público e regularização fundiária.

http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/10007-parque-de-sao-joaquim-conclui-plano-de-manejo
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC São Joaquim
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.