ICMBio participa de evento de observação de aves

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 09/10/2018
ICMBio participa de evento de observação de aves
09 de Outubro de 2018, 15h08

Atividades foram na Estação Ecológica de Carijós e no Parque Natural Municipal da Lagoa do Peri.

Em comemoração ao Dia Mundial das Aves (5/10), foi realizado o Revoar Brasil, com o tema As Aves e seus Ecossistemas, em Florianópolis/SC. O evento foi organizado pelo Instituto Socioambiental da Praia do Santinho (ISAS), em colaboração como o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), Fundação de Meio Ambiente de Florianópolis (Floram) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

No dia 5, as atividades ocorreram na Estação Ecológica de Carijós (Esec) e, no dia 6, no Parque Natural Municipal da Lagoa do Peri. O evento buscou fomentar um encontro nacional de observadores de aves, focando nas discussões sobre a interdependência entre as aves e os ecossistemas dentro de uma perspectiva de sustentabilidade que envolve a atividade de observação de aves, também conhecida como birdwatching. O evento contou com diversos palestrantes sobre o assunto e atividades de observação de aves. A atividade permitiu ainda consolidar pontos de integração entre o poder público (federal, estadual e municipal), a academia e a sociedade civil organizada; permitindo o intercâmbio de conhecimentos e experiências e potencializando aplicações de planejamento e gestão da atividade, principalmente nas áreas protegidas.

Ao final do evento foi assinada uma moção pelos participantes em prol da criação de uma unidade de conservação nas áreas úmidas ao sul do rio Tijucas, onde ocorre uma rara (no Brasil) concentração migratória do flamingo-dos-andes (Phoenicoparrus andinus).

Segundo Silvio Souza, chefe substituto da Esec Carijós, este é o segundo evento de birdwatching realizado na Estação Ecológica de Carijós. "Acreditamos que esta é uma atividade que, sendo realizada de forma adequada, auxilia na criação, manutenção e proteção de unidades de conservação; gera emprego e renda nas comunidades locais; e pode ser uma importante ferramenta de educação ambiental. Florianópolis é um grande polo turístico e possui áreas naturais propícias para o birdwatching, dentro e fora das unidades de conservação. Alguns guias locais já desenvolvem a atividade, tanto em Florianópolis quanto em municípios vizinhos, normalmente em conjunto com alguma estrutura hoteleira", ressalta o chefe substituto da unidade. Ele ainda conta que o ICMBio foi autor de várias palestras, abrangendo temas como: a reintrodução da ararinha azul, implicações do birdwatching em Unidades de Conservação, aves límicolas e sobre a Esec Carijós.

Para saber mais sobre o evento acesse aqui

Conheça o Guia de Aves da Estação Ecológica de Carijós

http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/10010-icmbio-participa-de-evento-de-observacao-de-aves
Biodiversidade:Fauna

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Carijós
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.