Tocantínia, Lajeado e Área de Proteção Ambiental alinham propostas ambientais

Naturantins - https://naturatins.to.gov.br - 27/02/2019
Tocantínia, Lajeado e Área de Proteção Ambiental alinham propostas ambientais
27/02/2019

Cleide Veloso

#PraCegoVer

Nesta terça-feira, 26, equipe técnica do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) na APA Serra do Lajeado junto a representantes da Prefeitura Municipal de Lajeado visitaram a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Tocantínia. Durante a reunião foram apresentadas proposições para implementação das Políticas Municipais de Meio Ambiente e sua relação com os recursos do ICMS Ecológico. Em seguida foi tratado o alinhamento das atividades para celebração do Dia Mundial da Água, no município.

Na oportunidade, o grupo visitou as instalações do Viveiro Municipal de Tocantínia, para propiciar um intercâmbio de experiência aos representantes do município de Lajeado, que também iniciam a implantação de um viveiro.

"O trabalho em parceria fortalece as ações dos municípios, da APA Serra do Lajeado e aproxima o Naturatins das comunidades, no cumprimento da sua missão por meio dos processo de preservação e conservação da biodiversidade", ponderou Warley Rodrigues, diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Naturatins.

Os viveiros municipais têm a finalidade de viabilizar a recuperação de áreas de preservação permanente; a produção de mudas para serem empregadas na arborização urbana; a doação à comunidade; e fornecer mudas por meio de cooperação técnica aos produtores que possuem passivos ambientais.

A inspetora de Recursos Naturais da APA Serra do Lajeado, Camilla Muniz, destacou que a recuperação de áreas oferece uma alternativa ao municípios na aplicação das penalidades por danos ambientais com a execução de benefícios, a partir do diálogo e da sensibilização dos atores envolvidos.

Foi realizada a entrega dos DVD's 'Circuito Tela Verde' do Ministério do Meio Ambiente (MMA), com uma remessa de 26 vídeos sobre temas ambientais, para serem apresentados no decorrer do ano, nas escolas das comunidades urbanas, rurais e indígenas.

Participantes

Acompanharam esse encontro a secretária de Meio Ambiente e Turismo de Lajeado Lenizia Gomes, o secretário de Meio Ambiente de Tocantínia Francisco Nardes, o engenheiro Ambiental e agente de Endemias de Lajeado Rhuan Vieira e a representante da Vigilância Sanitária de Lajeado Kátia Cibele; além da inspetora de Recursos Naturais do Naturatins na APA Serra do Lajeado, Camila Muniz e dos estagiários do curso Técnico em Florestas, Francinete Silva e Lucas Barbosa.

https://naturatins.to.gov.br/noticia/2019/2/27/tocantinia-lajeado-e-area-de-protecao-ambiental-alinham-propostas-ambientais/
UC:APA

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra do Lajeado
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.