PARQUE ESTADUAL SERRA DO MAR AJUDA A CONTAR HISTÓRIA DE SÃO PAULO

https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/fundacaoflorestal/ - 21/01/2020
PARQUE ESTADUAL SERRA DO MAR AJUDA A CONTAR HISTÓRIA DE SÃO PAULO

No aniversário da cidade, visitantes da Unidade de Conservação da Fundação Florestal poderão refazer a pé o caminho percorrido pelos ancestrais da metrópole
No dia em que São Paulo completa 466 anos de fundação, o Caminhos do Mar da Fundação Florestal vai ajudar a contar a história da metrópole. Em 25 de janeiro, os visitantes do Parque Estadual Serra do Mar poderão fazer atividades de recreação, educação ambiental e ecoturismo no trecho de serra que compõe a Estrada Velha de Santos.

A primeira trilha que os jesuítas abriram para ligar a então Vila de Piratininga ao litoral data de 1560. O caminho era usado para o transporte do ouro até o porto de Santos. Ele foi o embrião da Calçada do Lorena, pavimentada 1792 para dinamizar o comércio e escoar a produção.

Em 1922, em comemoração ao centenário da Independência do Brasil, foi construído um conjunto de oito monumentos históricos. As obras foram tombadas pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico) na década de 1970 e, graças à grande riqueza natural e histórica, a área foi declarada pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) como Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.

Portanto, a Unidade de Conservação, além das riquezas ambientais, preserva em seu espaço um pouco da história da maior metrópole brasileira.

O passeio dura em média cinco horas, incluindo tempo para a contemplação. O nível de dificuldade é médio. Os visitantes devem levar na mochila: água, lanche, repelente, protetor solar, toalha, máquina fotográfica, binóculo e outros materiais pessoais estritamente necessários. É importante vestir-se adequadamente com calça e camiseta, usar tênis ou bota antiderrapante, além de óculos e boné.

Passeio autoguiado

A Fundação Florestal tem duas novidades para os interessados em fazer o passeio no Caminhos do Mar. A partir de 2 de fevereiro, as visitas aos sábados, domingos e feriados serão autoguiadas e contarão com o apoio de monitores ambientais nos oito monumentos históricos. De quarta a sexta, o passeio continua com o acompanhamento de monitores. A outra novidade é que, a partir de agora, o agendamento só poderá ser feito pela internet, no link

Confira as atrações

Calçada do Lorena: Construída por rochas escolhidas e trabalhadas à mão, no final do século 18, foi a primeira ligação pavimentada entre São Paulo e o litoral paulista. Era utilizada principalmente para o transporte de produtos, mas também fez parte da história de todo o país. Em setembro de 1822, Dom Pedro 1o subiu a calçada do Lorena sentido São Paulo, Planalto, para proclamar a independência do Brasil.

Rancho da maioridade: Ponto de descanso e reabastecimento durante a viagem entre São Paulo e Santos, seu nome é alusivo à Estrada da Maioridade, construída entre 1841 e 1846. Um painel de azulejos ilustra a subida da Serra por figuras políticas ilustres do século 19, como Dom Pedro 2o.

Pouso Paranapiacaba: Em tupi, Paranapiacaba significa "local de onde se vê o mar".
Construção em alvenaria feita de rochas escolhidas, tijolos e elementos de granito lavrado, o local avarandado integra-se completamente à paisagem. Era um antigo ponto de parada de carros durante a viagem entre Santos e São Paulo e como homenagem à era automobilística, possui painel de azulejos pintados retratando o mapa do Estado de São Paulo e as estradas existentes à época.

Casa de Visitas do Alto da Serra: Construída em 1926, era usada para hospedar visitantes que vinham conhecer as obras do Alto da Serra e da Usina de Cubatão. Atualmente, a casa é um centro de apoio ao visitante e abriga exposição permanente sobre a Usina Henry Borden.

https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/fundacaoflorestal/2020/01/parque-estadual-serra-do-mar-ajuda-a-contar-historia-de-sao-paulo/
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra do Mar (PES)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.