ICMBio divulga credenciados para o Pico da Neblina

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 19/02/2020
Três empresas estão credenciadas para operação turística no parque

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade divulgou hoje (19) o resultado do credenciamento para atuar em serviços de operação turística no Parque Nacional do Pico da Neblina, no Amazonas. Clique aqui para ver os resultados.

As empresas Amazon Emotions, Ambiental Turismo e Roraima Adventures são as selecionadas para o credenciamento. Foram avaliados os seguintes critérios: experiências em operações de turismo na Amazônia; experiência profissional de turismo em terras indígenas ou comunidades tradicionais; experiência em operação de turismo em regiões montanhosas e locais remotos; atender ao Sistema de Gestão de Segurança para Operação Turística no Pico da Neblina, segundo as diretrizes da ABNT NBR ISSO 21101; e carta de anuência da Associação Yanomami do Rio Cauaburis e Afluentes (AYRCA), já que o serviço será prestado em área de sobreposição com a terra indígena.

O processo para reabertura do Pico da Neblina durou cerca de seis anos. Por ser uma área de dupla afetação (território indígena e unidade de conservação), o ICMBio construiu junto aos Yanomamis as diretrizes de turismo que deveriam ser adotadas pelos prestadores de serviço. Em 2018, foi publicado o Plano de Visitação Yaripo que norteia e estabelece as normas para turismo e alinha os interesses entre as instituições envolvidas. O ICMBio é responsável pelo credenciamento das operadoras, enquanto que a AYRCA fará a gestão do turismo com apoio dos órgãos públicos, já que trata-se de turismo com base comunitária.

O Parque Nacional do Pico da Neblina abriga o ponto mais alto do país e, por isso, possui um grande potencial no turismo de aventura e de montanhismo.

http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/10916-icmbio-divulga-credenciados-para-o-pico-da-neblina
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Pico da Neblina
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.