Ambientalistas ameaçam ir à Justiça contra exploração de petróleo perto de Fernando de Noronha

FSP, Ambiente, p. B7 - 04/02/2021
Ambientalistas ameaçam ir à Justiça contra exploração de petróleo perto de Fernando de Noronha

Em audiência com ANP, organizações pedem retirada dos blocos de leilão previsto para outubro e falam em litígio

Nicola Pamplona
RIO DE JANEIRO

Organizações ambientalistas ameaçam questionar na Justiça a oferta de áreas petrolíferas em locais considerados sensíveis para a conservação da biodiversidade, em leilão agendado pelo governo para outubro.

As entidades criticam que as áreas não têm avaliação ambiental integrada e que sua inclusão na lista de oferta do leilão ignora recomendações do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis) e do ICMBio.

Em audiência realizada pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis) nesta quarta (3), a retirada das áreas do leilão foi pedida por representantes de três organizações.

"Infelizmente, mais uma vez [as avaliações ambientais] não foram concluídas, fazendo com que o leilão não siga as melhores práticas internacionais", disse Luciano Henning, do Observatório de Petróleo e Gás.

Além do observatório, questionaram a oferta das áreas o Instituto Internacional Arayara e o Instituto Coesus. Todos citaram a possibilidade de litígio e frisaram que eventuais compradores conviverão com insegurança jurídica.

Eles questionam o leilão de blocos nas bacias de Potiguar e de Pelotas. Nos dois casos, dizem, a atividade de petróleo gera riscos para espécies ameaçadas de extinção, como baleias e tartarugas.

Alegam ainda que, no Rio Grande do Norte, os blocos oferecidos ficam perto da Reserva Biológica do Atol das Rocas e do Parque Nacional Fernando de Noronha e que tanto a atividade exploratória quanto eventuais derrames podem trazer danos irreparáveis.

Nicole Oliveira, representante do Arayara, destacou na audiência que um dos animais em risco é a baleia azul, que é sensível aos impulsos sonoros gerados pela pesquisa do subsolo em busca de reservatórios submarinos.

"A ANP assume o risco de agravar a ameaça de extinção, ou seja a eliminação definitiva, do maior animal que já existiu nesse planeta", afirmou.

No leilão, que seria realizado em 2020, mas foi adiado devido à pandemia, a ANP quer oferecer 92 blocos exploratórios pelo país. Na bacia de Pelotas, são 50 blocos. No Rio Grande do Norte, outros 14.

Pela primeira vez, o governo incluiu na lista de ofertas áreas localizadas além das 200 milhas náuticas que definem a plataforma continental brasileira, onde há potencial para descobertas do pré-sal na Bacia de Santos.

A ANP se apoia em manifestação conjunta dos ministérios de Minas e Energia e do Meio Ambiente para oferecer as áreas questionadas sem a avaliação ambiental prévia.

O texto diz que a ausência das avaliações "não compromete os aspectos de proteção ambiental e segurança operacional, já que há instrumentos que obrigam as empresas a implementar medidas preventivas e de mitigação de impactos".

Entre as petroleiras, é grande a preocupação com a dificuldade na obtenção de licenças ambientais após a compra das concessões, problema que vem sendo sentido de forma mais intensa na região da Foz do Amazonas.

Sócia de áreas no local, a Petrobras pede que os contratos permitam o fim da concessão com a recuperação de garantias pagas à ANP em caso "fatos alheios à atuação do concessionário".

Em setembro de 2020, a francesa Total desistiu de seus projetos na bacia da Foz do Amazonas depois de receber negativas do Ibama para licenciar as áreas. A Petrobras acabou assumindo a participação da companhia.

FSP, 06/02/2021, Ambiente, p. B7

https://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2021/02/ambientalistas-ameacam-ir-a-justica-contra-exploracao-de-petroleo-perto-de-fernando-de-noronha.shtml
Energia:Petróleo

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Marinho de Fernando de Noronha
  • UC Atol das Rocas
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.