Arquiteto pede para sair da gestão de Fernando de Noronha

((o))eco -http://www.oeco.org.br// - 08/02/2021
Em uma rara boa notícia quando o assunto é troca de chefia dentro dos órgãos ambientais, o arquiteto João Luiz do Nascimento da Rocha foi exonerado nesta segunda-feira (08), a pedido do próprio, do cargo de chefe do Núcleo de Gestão Integrada (NGI) de Fernando de Noronha. Em seu lugar, entra a servidora de carreira do ICMBio, Carla Guaitanele, que passa a gerir tanto a Área de Proteção Ambiental quanto o Parque Nacional Marinho que protegem o arquipélago. A saída de Rocha foi solicitada por ele, em carta enviada ao presidente do ICMBio, Fernando Lorencini. No texto, ele cita dificuldades financeiras para viver na ilha e um tratamento de saúde, como alguns dos motivos pelos quais desejava sair. "Não me encontro em condições de seguir em frente na missão que o Ilustríssimo Ministro do Meio Ambiente, Sr. Ricardo Salles me colocou", lamenta Rocha na carta.

O arquiteto comenta ainda que o Grupo de Trabalho criado pela Gerência Regional "já tem o caminho para destravar nossa unidade" e faz uma lista de ações consideradas por ele primordiais para melhorar a qualidade de vida dos moradores da ilha, onde cita desde o recadastramento dos pescadores em geral, licitação dos prédios públicos à "requalificar a fiscalização" e renovar os veículos marinhos e terrestres do NGI.

João Luiz do Nascimento da Rocha é morador permanente da ilha e possui formação em arquitetura. Apesar da falta de experiência na área ambiental, assumiu a chefia de um dos núcleos de unidades de conservação de maior evidência do ICMBio em julho de 2019. A frente do NGI, Rocha assinou a polêmica liberação da captura de sardinha dentro dos limites do parque nacional e cedeu a outorga para um novo bar em um mirante dentro da Área de Proteção Ambiental.

Na carta, Rocha indica sua atual sucessora, Carla Guaitanele, que já foi chefe do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e atuou por anos em diretorias do ICMBio voltadas para planejamento, uso público e parcerias. Atualmente, a visitação no Parque Nacional Marinho é gerida pela concessionária EcoNoronha.

https://www.oeco.org.br/noticias/arquiteto-pede-para-sair-da-gestao-de-fernando-de-noronha/
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Marinho de Fernando de Noronha
  • UC Fernando de Noronha - Rocas - São Pedro e São Paulo
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.