Quarta maior hidrelétrica do País, Santo Antônio vê risco de paralisação total

OESP - https://economia.estadao.com.br/noticias/gera - 04/03/2021
Quarta maior hidrelétrica do País, Santo Antônio vê risco de paralisação total
Com capacidade de atender até 45 milhões de pessoas, usina teme ficar desligada por 57 dias, o que causaria um rombo bilionário das contas de luz, além do acionamento de térmicas

André Borges, O Estado de S.Paulo
04 de março de 2021

BRASÍLIA - A hidrelétrica de Santo Antônio, quarta maior usina do País, com capacidade de atender até 45 milhões de pessoas, corre risco de ficar 100% desligada por até 57 dias, ainda no primeiro semestre deste ano. A paralisação da estrutura erguida nas águas do Rio Madeira, em Porto Velho (RO), causaria um rombo bilionário nas contas de luz e levaria ao acionamento de usinas térmicas para recompor a carga. A situação foi alertada ao governo pela própria concessionária Santo Antônio Energia, dona da usina.
O Estadão teve acesso a um documento de caráter confidencial que a empresa levou ao Ministério de Minas e Energia (MME), durante uma reunião ocorrida com o comando da Pasta, no fim de janeiro. O objetivo era discutir as regras de operação impostas à hidrelétrica e o volume de água que Santo Antônio deve armazenar em seu reservatório.
No documento, a concessionária afirma, basicamente, que o volume de água determinado para passar por suas turbinas entre fevereiro e junho pode resultar no desligamento de todas as suas 50 máquinas, por causa da redução de queda da água. O projeto de Santo Antônio prevê uma queda mínima de 9 metros de altura entre a crista da água, na parte de cima da barragem (montante) e a margem que fica na parte de baixo da usina (jusante), para que as turbinas funcionem. Abaixo desse número, pode haver comprometimento mecânico de toda hidrelétrica.
A usina tem solicitado ao Ibama e ao Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) que seja autorizada a ampliar o volume de água em seu reservatório, de forma a manter uma diferença superior a 9 metros. Ocorre que isso ampliaria o nível do Rio Madeira acima da barragem, inundando uma área de 536 hectares de uma unidade de conservação, o Parque Nacional do Mapinguari, localizado nos Estados de Rondônia e Amazonas.
Ao listar os riscos, a concessionária chega a detalhar o prazo de 57 dias sem geração, dos quais 27 dias seriam de paralisação total e 30 dias para restabelecimento da usina, "em razão da restrição de queda mínima operativa e comprometimento das estruturas da usina, associada ao tempo para sua recomposição plena".
A Santo Antônio alerta ainda para a interrupção do sistema de transposição de peixes, uma escada artificial onde algumas espécies simulam uma piracema, além do rompimento de estruturas usadas para conter a passagem de troncos carregados pelo rio.
Das 50 turbinas da hidrelétrica, seis são usadas para alimentar a energia de Rondônia e Acre. Trata-se de uma expansão em relação ao projeto original da usina, que previa 44 máquinas e seu reservatório com cota máxima de 70,5 metros de altura. Com a ampliação de turbinas, a empresa requereu o aumento desta cota em mais 80 centímetros, chegando a 71,3 metros. Ocorre que, com isso, passou a inundar as áreas do parque de Mapinguari, o qual já tinha sido reduzido há mais de dez anos, justamente para abrir espaço para o lago artificial do empreendimento.
"A usina de Santo Antônio é especialmente importante para o atendimento dos Estados do Acre e Rondônia. A redução poderá afetar o suprimento energético da região", afirmou a concessionária ao MME, acrescentando que "poderá ocorrer restrição de atendimento" de cerca de 20% da região, com "possibilidade de ocorrer eventos similares verificados recentemente no Amapá", ou seja, blecaute geral.
Ao discorrer sobre os impactos na paralisação, a hidrelétrica chega a mencionar que haveria "aumento do risco de racionamento" no País, por causa da redução de energia ao sistema nacional, além de "custo adicional de R$ 1,39 bilhão para recompor o armazenamento".
A reportagem apurou que a Santo Antônio Energia tem mantido diálogo com o Ibama, o MME e o ICMBio, na tentativa de se chegar a um novo acordo sobre o nível do reservatório. A ideia é incluir alguma mudança na licença de operação da usina. Desde o fim de 2019, a usina espera a aprovação de um projeto de lei que tramita no Congresso, com a previsão de reduzir a área do Parque do Mapinguari, uma vez que isso só pode ser feito por meio do parlamento. Dois anos depois, porém, o projeto ainda não foi votado.
Por meio de nota, a Santo Antônio Energia minimizou os alertas que fez ao governo, dando um ar de normalidade às suas colocações. À reportagem, declarou que "tem por prática fornecer informações aos órgãos reguladores do setor sobre os vários cenários sobre as condições operativas da UHE Santo Antônio e os possíveis impactos no fornecimento de energia ao Sistema Interligado Nacional (SIN)".
"As projeções de cenários são relatadas com antecedência, mas nem sempre se configuram. Medimos diariamente a vazão do rio e, no momento, a usina está operando normalmente. Portanto, não há nenhum risco de interrupção da geração de energia capaz de atender mais de 45 milhões de pessoas", informou a companhia. O MME e Ibama não se manifestaram até a publicação deste texto.


https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,quarta-maior-hidreletrica-do-pais-santo-antonio-ve-risco-de-paralisacao-total,70003635688
Energia:UHE Amazônia

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Mapinguari
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.