Gerência do Ibama/ES articula contra Parque Nacional

Reserva da Biosfera da Mata Atlântica - 08/08/2003
A gerência regional do Ibama - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis do Espírito Santo, começou, no início de julho, a articular juntamente com prefeitos de dois municípios capixabas, a anulação do decreto de criação do Parque Nacional dos Pontões Capixabas e propor simultaneamente a criação de APAs. A mobilização começou quando os prefeitos dos municípios de Águia Branca e Pancas se queixaram ao Ibama regional de que a implantação do Parque afetaria sensivelmente a comunidade, pois exigirá desapropriações.

O Parque Nacional dos Pontões Capixabas foi criado no final do ano passado, com uma área de 17.496, a partir de proposta de criação do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica - CN-RBMA. Além de ser atualmente a única Unidade de Conservação federal na região noroeste do Espírito Santo, a área proposta inicialmente era de 110.000 hectares com características ambientais especiais e que necessitam de proteção.

De acordo com o gerente do Ibama, Ricardo Vereza Lodi, em entrevista ao jornalista Ubervalter Coimbra, do Século Diário, no ES, "há brecha no processo de criação do parque. Não houve diagnóstico sócio econômico na região. Nem estudo ambiental." O gerente do Ibama declarou ainda que em lugar do Parque Nacional será proposta a criação de uma APA - Área de Proteção Ambiental.

Para o pesquisador e professor da Ufes, Sergio Lucena Mendes, houve atropelos no processo de criação do parque e faltou uma consulta direta aos moradores, gerando mal estar na comunidade. Ele ressaltou que um parque nacional é criado por decreto presidencial, só podendo ser extinto pelo Congresso Nacional e que a área tem atributos especiais que devem ser preservados em uma unidade de proteção integral.

Para o presidente do CN-RBMA, Clayton F. Lino, a mobilização contra o parque pode ter sido causada por um mal entendido e desinformação. Ele afirmou que "faltou informação à população sobre a importância desta unidade de conservação". Lino também observou que causou estranheza o fato de a mobilização ser encabeçada pela gerencia regional do Ibama, já que técnicos do órgão, prefeitos de vários municípios, entre muitos outros setores participaram do processo e defenderam a criação do parque.
(-Reserva da Biosfera da Mata Atântica-08/08/03)
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Pontões Capixabas
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.