Dois caçadores são presos perto da Reserva de Poço das Antas
Batalhão Florestal da PM vai instalar posto em Barra de São João
Carregando uma gambá e um tatu mortos, dois caçadores foram presos na semana passada em Embaú, próximo à Reserva Biológica de Poço das Antas, em Silva Jardim. Com eles, a polícia apreendeu 11 espingardas que eles usavam para abater capivaras, pacas, tatus e jacarés nas matas da reserva ambiental e nas fazendas próximas, único habitat natural dos micos-leões-dourados. No ano passado, dez caçadores foram presos e mais de 50 armas apreendidas nas florestas de Silva Jardim, Casimiro de Abreu, Rio das Ostras e Macaé.
A caça de animais silvestres e a pesca predatória no litoral da Região dos Lagos serão os alvos principais do posto que o Batalhão Florestal da PM vai instalar dia 11 em Barra de São João, distrito de Casimiro de Abreu, na foz do Rio São João. O novo posto ficará no antigo posto avançado da Secretaria municipal de Meio Ambiente, terá dez homens, carros e três lanchas, que serão usadas em operações no mar, na floresta e ao longo do Rio São João.
O posto vai fazer a fiscalização em 12 municípios (Arraial do Cabo, Cabo Frio, Araruama, São Pedro da Aldeia, Búzios, Casimiro de Abreu, Silva Jardim, Rio das Ostras, Macaé, Iguaba e trechos de Nova Friburgo e Cachoeiras de Macacu).
Caça seria levada para restaurantes do Rio
O Secretário de Meio Ambiente de Casimiro de Abreu, Jorge Antonio da Silva, disse que os caçadores agem a serviço de restaurantes do Rio que comercializam carne de caça. Com o posto da PM, segundo ele, será reforçada a parceria entre o município, o estado e o governo federal na defesa do meio ambiente:
O comandante do Batalhão Florestal da PM, tenente-coronel Carlos Millan, acredita que a presença da PM na região vai afugentar os caçadores e os praticantes da pesca predatória. Os policiais também vão atuar no combate ao desmatamento e retirada ilegal de areia na Região dos Lagos.
De janeiro do ano passado até janeiro deste ano, o Batalhão Florestal registrou 26 ocorrências em seis municípios da região, seis delas com prisão de caçadores e apreensão de armas. Não estão incluídas na estatística as ocorrências feitas pela PM local e registradas nas delegacias.
O Globo, 06/03/2005, p. 31
UC:Reserva Biológica
Unidades de Conservação relacionadas
- UC Poço das Antas
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.