Governador assina decreto de criação de dois novos Parques

Sistema Estadual de Meio Ambiente (http://www.semad.mg.gov.br) - 29/03/2007
Minas Gerais ganhou dois novos Parques. Com a publicação dos Decretos sem número nesta quinta-feira (29), no Diário Oficial do Estado, o governador criou os Parques Estaduais Caminho das Gerais e da Serra do Intendente.

O Parque Estadual Caminho das Gerais é o maior do Estado com cerca de 56,3 mil hectares. A unidade está localizada no norte do Estado nos municípios de Espinosa, Gameleiras, Mamonas e Monte Azul e foi criada para com a finalidade de proteger os cursos d´água que formam o rio Verde Pequeno, afluente do Verde Grande que por sua vez deságua no rio São Francisco.

A proteção dos recursos hídricos é de suma importância para a região, a mais árida do Estado. As nascentes que estão localizadas no interior do Parque garantem o abastecimento de água para as diversas comunidades locais. A criação do Parque permitirá ainda proteger a biodiversidade local, cujas formações vegetais mais típicas são o Cerrado, a Mata Seca e a Caatinga.

O Parque Estadual da Serra do Intendente está localizado na região da Serra do Espinhaço, nos distritos de Tabuleiro e Itacolomi, no município de Conceição do Mato Dentro. O parque tem área de 13,5 mil hectares e abriga 14 microbacias que conservam suas características originais de pureza e qualidade e abastecem diversas comunidades.

A unidade de conservação, juntamente com o Parque Nacional da Serra do Cipó e a Área de Proteção Ambiental (APA) do Morro da Pedreira, formam um corredor contínuo de unidades de conservação nas altas terras da Serra do Espinhaço. Reforça ainda o trabalho do Governo do Estado na proteção ao complexo do Espinhaço, reconhecido como Reserva da Biosfera em 2005, pelo programa ‘Homem e Biosfera', da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Com a criação dos dois novos Parques, Minas Gerais passa a ter 29 unidades de conservação da categoria que somam cerca de 400 mil hectares de áreas protegidas.
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Caminho dos Gerais
  • UC Serra do Intendente
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.