Oficina discute problemas ambientais em Bequimão/MA

IBAMA - (www.ibama.gov.br) - 02/08/2007
São Luis (02/08/2007)O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Bequimão realiza a partir desta sexta-feira, 3,uma série de oficinas nos povoados de Paricatiua, Marinho e Ariquipá. A iniciativa é uma continuação das atividades do projeto Revitalizando os Manguezais, que tem como parceiros o Ibama, Centro de Populações Tradicionais de Pinheiro, Morilibe, Colônia de Pescadores Z-38, Secretaria Municipal de Agricultura, e Fórum Carajás.

No evento serão discutidos temas sócio-ambientais da região, destacando-se a proposta de criação de uma Reserva Extrativista em Bequimão. As Resex funcionam como Unidades de Conservação que têm como princípio o uso sustentável dos recursos naturais, envolvendo as comunidades que sobrevivem do extrativismo e que participam das decisões a serem tomadas.

O Maranhão possui atualmente quatro Reservas Extrativistas: Ciriaco, Mata Grande, Quilombo Frechal e Cururupu. Além disso, existem 19 processos de criação de novas Unidades de Conservação tramitando no Centro Nacional de Populações Tradicionais do Ibama de São Luís - e mais 18 propostas a cargo do mesmo Centro em Imperatriz.

Os processos mais adiantados se referem às Reservas Extrativistas do Taim e de Chapada Limpa, aos quais se somam duas propostas de criação de áreas de proteção integral - uma em Tasso Fragoso e outra na região leste do estado.

UC:Reserva Extrativista

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Mata Grande
  • UC Ciriaco
  • UC Quilombo Frechal
  • UC Cururupu
  • UC Chapada Limpa
  • UC Taim
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.