Terminam incêndios em oito Unidades de Conservação

Ibama - 28/09/2007
Depois dos esforços das brigadas do Prevfogo em todo o país, nesta quinta-feira (27) oito Unidades de Conservação Federal saíram do estado de alerta: Parque Nacional das Sempre-Vivas (MG), Parque Nacional Cavernas do Peruaçu (MG), Parque Nacional dos Pontões Capixabas (ES), Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO), Parque Nacional da Chapada das Mesas (MA), Reserva Biológica do Tinguá (RJ), Parque Nacional do Araguaia (TO) e Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba (PI).

Em Minas Gerais, no Parque Nacional das Sempre Vivas, o foco de incêndio que ocorria na região noroeste da UC foi combatido ontem de manhã pelos brigadistas do Prevfogo. Na região norte da unidade, o fogo foi combatido ontem pela brigada Prevfogo e brigada voluntária das fazendas próximas, com apoio do helicóptero para transporte. Todos os incêndios foram extintos. No Parque Nacional Cavernas do Peruaçu a equipe de brigadistas foi aos locais do entorno onde os focos de calor foram detectados. Foi confirmada a ocorrência de incêndios combatidos e extintos.

No Espírito Santo, no Parque Nacional dos Pontões Capixabas, os locais de detecção foram checados pela equipe da UC com o apoio do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo. Os focos eram provenientes de queima de roça dentro de fazendas vizinhas e o fogo já estava extinto. Foi informado que está chovendo bastante na região acabando com a possibilidade de incêndios.

Em Goiás, o fogo continua queimando a uma grande distância do limite do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros GO, mas não oferece riscos: o vento sopra em direção contrária e a área do Parque mais próxima deste incêndio já está queimada.

No Maranhão, os locais de detecção foram checados e não foi confirmada a ocorrência de fogo no Parque Nacional da Chapada das Mesas, mais nenhuma ocorrência de fogo. Provavelmente eram provenientes de queimas controladas em fazendas. Há ocorrência de chuvas na região.

No Rio de Janeiro, os locais de detecção eram na Cidade de Paulo Frontem, vizinha da Reserva Biológica do Tinguá. Não há ocorrência de fogo dentro da UC. Foi informado que choveu nos últimos dois dias.

Em Tocantins, no Parque Nacional do Araguaia, os locais de detecção dos focos de calor foram verificados e não há no momento fogo na unidade. No Piauí, no Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba não há ocorrência de incêndios no interior da unidade.
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas