Ibama/RS fiscaliza soja transgênica

IBAMA/RS - 06/05/2008
Começou hoje uma operação de fiscalização de soja transgênica no entorno da Floresta Nacional de Passo Fundo, localizada no município de Mato Castelhano (no Planalto Médio gaúcho). Nos próximos dois dias, uma equipe de 12 fiscais e analistas ambientais do Ibama (apoiados por soldados da Brigada Militar) deverão percorrer 49 lavouras localizadas na faixa de exclusão de 500 metros para o plantio de soja transgênica na Unidade de Conservação.

Serão coletadas amostras da planta que serão enviadas para um laboratório comprovando se a soja é ou não um Organismo Geneticamente Modificado (OGM). Segundo o analista ambiental Carlos Henrique Jung Dias, que está no comando da operação, como boa parte da soja já foi colhida eles pegam a chamada resteva, composta por folhas e grãos que estão nas lavouras.

O Decreto 5.950 de 31 de outubro de 2006 estabelece os limites para o plantio de OGMs nas áreas de exclusão que circundam as unidades de conservação.

Segundo o responsável pela Divisão de Fiscalização do Ibama/RS, Fernando Falcão, a atividade é uma fiscalização de rotina e depois do resultado das análises, caso seja constatada a presença de soja transgênica o proprietário autuado. Se o proprietário for reincidente, o valor da multa pode triplicar (o valor é proporcional à área plantada).

A Flona

Localizada no município de Mato Castelhano, distante 25 quilômetros de Passo Fundo, situado no Planalto Médio, a 280 quilômetros de Porto Alegre, possui uma área de 1.358 hectares, sendo 365 hectares de floresta nativa, 391 hectares de reflorestamento de araucária, 278 hectares com Pinus sp, 7,4 hectares de eucalipto e o restante ocupado por estradas, aceiros, capoeiras e açudes.
UC:Floresta

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Passo Fundo
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.