Pesquisa aborda a variedade de morcegos em reserva biológica no Paraná

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 15/08/2008
A primeira pesquisa registrada pelo Sisbio (Sistema de Atualização e Informação da Biodiversidade) na Reserva Biológica das Perobas, no Paraná, faz um levantamento das espécies de morcegos existentes na unidade. O estudo, iniciado três meses, é feito por meio de expedições mensais e com auxílio de redes de neblina armadas em lugares de maior freqüência desses animais.

O trabalho de pesquisa é desenvolvido por Henrique Ortêncio Filho, coordenador do curso de Ciências Biológicas da Universidade Paranaense (Unipar) e do Grupo de Estudos em Ecologia de Mamíferos e Educação Ambiental (Geema).

As coletas são feitas durante o período noturno, iniciando-se logo após o crepúsculo e encerrando-se ao amanhecer. As redes são visitadas em intervalos de 15 minutos para evitar estragos pelos animais capturados. Após a coleta de informações, os mamíferos são libertados. Nos primeiros dois meses já foram capturados quarenta e dois morcegos pertencentes a seis espécies, seis gêneros e duas famílias.

Até o momento, a variedade de morcegos da reserva representa 3,6 % das espécies encontradas no Brasil e 10% das registradas no Estado do Paraná. "A continuidade da pesquisa por 12 meses, conforme proposto no projeto, certamente possibilitará um incremento na diversidade do grupo para a área, haja vista a importância do remanescente para o Estado", afirma Henrique.

O número de estudos sobre morcegos na região noroeste do Paraná tem aumentado a partir da década de 90, destacando-se os trabalhos desenvolvidos na Estação Ecológica do Caiuá, em remanescentes florestais no município de Fênix, no Parque Municipal do Cinturão Verde de Cianorte e na região de Porto Rico.
UC:Reserva Biológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Caiuá
  • UC Perobas
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.