Incêndio destrói Reserva Biológica do Poço das Antas, em Macaé

RJTV - http://rjtv.globo.com - 29/08/2008
A reserva ocupa uma área de 5.550 hectares e há três anos não se tem um registro como esse. No céu, a fumaça se espalha e em alguns pontos somente os bombeiros, com roupas especiais, conseguiram entrar.

"Tendo em vista a dificuldade de levar água do Rio São João até o local, estamos aguardando a chegada da aeronave do Ibama que está vindo da Serra do Cipó", disse o capitão Shinkado, do Corpo de Bombeiros.

Ao longo da tarde ainda era possível ver alguns focos do incêndio, mas a principal preocupação do Corpo de Bombeiros e dos ambientalistas é com o fogo subterrâneo, que queima as raízes da vegetação e pode chegar à superfície em poucos dias.

A solução para combater esse tipo de incêndio seria a chuva. Sem isso, só um esforço incansável dos profissionais. "Turfa não tem como combater de outra forma. Pode se estar combatendo o fogo e extingui-lo da superfície, achar que controlou o incêndio, mas na verdade, com o calor, com o sol e com o vento, ele vai rebrotar, porque no fundo, a um metro abaixo, tem fogo ainda", explicou o chefe da reserva, Rodrigo Varella.
UC:Reserva Biológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Poço das Antas
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.