Crianças ajudam a recuperar área queimada de parque no ES

G1 - http://g1.globo.com - 21/02/2009
Um grupo de crianças do Espírito Santo participou, na quinta-feira (19), de um mutirão para recuperação de uma área de aproximadamente 30 hectares do Parque Estadual de Itaúnas (ES).

Segundo o governo estadual, cerca de 2 mil mudas de 30 espécies nativas foram plantadas para restaurar uma área do parque atingida por incêndio em 2007. Cerca de 15 moradores do local e 80 crianças, alunas de uma escola municipal, participaram da ação.

O projeto faz parte de uma parceria entre o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) do estado e a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), para monitorar as formas de recuperação da restinga.

"Estamos utilizando sementes retiradas do próprio parque nos últimos anos e mão-de-obra local para ajudar nos trabalhos. Vamos recuperar a área queimada, valorizar o turismo regional e promover o primeiro estudo do Sudeste com validação científica", afirmou Sueli Passoni, diretora-presidente do Iema.

Um dos moradores mais antigos da vila, o operador de motosserra Domingos Falcão, fez questão de ajudar. "Nasci aqui. São 57 anos de história. Quando pegou fogo no parque, foi de doer o coração. Mas, felizmente, essa criançada aqui vai poder crescer com as plantas. Eu vou plantar e depois voltar à noite para tratar da vegetação. Vale a pena", disse Falcão.
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Itaúnas
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.