Projeto financiado pela Comissão Europeia beneficia Apa do Ibirapuitã

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 13/04/2009
O projeto de cooperação internacional "Aglomerados urbanos em área protegida: Métodos para promover o desenvolvimento socioeconômico da população com a tutela da natureza", financiado pela Comissão Europeia, terá inicio durante o seminário da terceira edição do Programa URB-AL III, em San José, na Costa Rica, de 4 a 8 de maio.

Na América Latina, o projeto contempla unidades de conservação (UC) de dois países, o Brasil e o Uruguai. Aqui, as UCs são a Área de Proteção Ambiental (APA) do Ibirapuitã, a Serra do Caverá e o entorno da Reserva Biológica (Rebio) Estadual do Ibirapuitã, todas no Rio Grande do Sul. Destas, só a APA é administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). No Uruguai, estão incluídos no projeto o Parque Natural Regional Valle del Lunarejo e o Parque Gran Bretagna.

O seminário em Costa Rica tem o objetivo de repassar informações aos participantes da terceira edição do URB-AL sobre o funcionamento do programa e como serão as relações entre os sócios do projeto e o financiador do Programa URB-AL.

De acordo com a programação, o primeiro dia do seminário será reservado para que os participantes de cada projeto façam uma apresentação oficial e apresentem o planejamento das ações para este ano. O seminário terá a participação de um representante de cada uma das instituições que fazem parte dos 20 projetos aprovados nesta fase do programa.

Segundo a chefe da Área de Proteção Ambiental do Ibirapuitã, Eridiane Lopes da Silva, os 20 projetos que irão participar do seminário na Costa Rica foram aprovados pela Comissão Européia em setembro e outubro do ano passado e tem início previsto para este ano.

"Esse é um evento fechado de abertura dos 20 projetos pelo Programa URB-AL financiados pela Comissão Européia. Ou seja, só participam do seminário quem for convidado pela Comissão Européia", conclui Eridiane. Mais informações podem ser encontrados no site http://geocities.yahoo.com.br/apa_ibirapuita.
UC:APA

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Ibirapuitã (APA)
  • UC Ibirapuitã (REBIO)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.