Esec treina brigadistas que vão atuar na proteção de UCs no Mato Grosso

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 06/05/2009
Entre os dias 25 e 29 de maio, a equipe do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) que atua na Estação Ecológica (Esec) Iquê, em Mato Grosso, vai realizar curso para os brigadistas escolhidos durante o processo de seleção que ocorreu no início de abril.

Das 40 pessoas que se habilitaram, 15 foram escolhidas. Dessas, sete foram classificadas e oito permanecerão como reserva. Por ter poucos registros de incêndio dentro da unidade, o trabalho da brigada é centrado na prevenção e na detecção de focos no entorno da unidade, bem como de limpeza de trilhas e de aceiros, entre outras atividades e outros.

Os brigadistas da Esec Iquê ajudam a combater incêndios no Parque Nacional (Parna) Chapada dos Guimarães, na Estação Ecológica Serra das Araras e no Parque Nacional do Pantanal. Localizado perto de área urbano, o Parna Chapada dos Guimarães é uma das unidades de conservação que mais enfrentam problemas de queimadas provocadas, sobretudo, por fogo advindo das práticas religiosas realizadas dentro do parque.

Os brigadistas contratados trabalham em período integral e recebem, durante o período de vigência dos contratos temporários, um salário mínimo, auxílio alimentação e auxílio pré-escola para quem tem filho com sete anos incompletos. Este ano, está prevista a contratação de cerca 1.407 brigadistas para atuarem nas 86 unidades de conservação mais suscetíveis a incêndios.

De acordo com informações do coordenador de Combate a Incêndios do ICMBio, Alexandre Lemos, até a próxima sexta-feira (8), o Instituto Chico Mendes terá capacitado, no total, 892 pessoas nos cursos de combate a incêndio, das quais 518 serão contratadas para atuar nas unidades de conservação.

Ainda segundo Lemos disse que os cursos têm 40 horas-aula, com 20 horas de teoria e 20 de aulas práticas. Até novembro, o Instituto terá formado os 1.407 brigadistas de que precisa.
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Chapada dos Guimarães
  • UC Pantanal Mato-Grossense
  • UC Iquê
  • UC Serra das Araras
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.