Brigadistas de Monumento Natural participam de capacitação

IEF - www.ief.mg.gov.br - 19/08/2009
O Monumento Estadual Natural Peter Lund, situado na cidade de Cordisburgo na Região Metropolitana de Belo Horizonte, promove no período de 18 a 20 de agosto o Curso de Atualização da Brigada Voluntária Maquiné. O evento é realizado pelo Programa de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (Previncêndio) do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e capacitará 14 brigadistas.

O curso está sendo ministrado pela representante do Previncêndio, Simone Gomes; pelo Subtenente do Corpo de Bombeiros, Magalhães e pelo Sargento da Polícia Militar de Minas Gerais, Willian James. De acordo com o gerente do Monumento, Mário Lúcio de Oliveira, durante o curso, são passadas todas as técnicas que vão orientar os brigadistas a combater os incêndios de forma adequada. "A dinâmica do curso é muito interessante, o conhecimento é passado com muita segurança e é de fácil entendimento", afirma o gerente.

Os brigadistas aprendem a Técnica de Emprego de Aeronave de Combate a Incêndio (Teacif). Nesta parte do curso são apresentadas aos brigadistas as partes das aeronaves usadas no combate às chamas e as formas seguras de se aproximar delas. "A segurança dos voluntários é de extrema importância, por isso frisamos durante a capacitação os meios seguros de agir contra o fogo", explica Mário Lúcio. Os voluntários aprendem, também, a fazer a marcação da área queimada ou qualquer outro levantamento de área que seja necessário.

Além disso, os participantes recebem informações de como fazer uma queima controlada sem causar prejuízos ao meio ambiente. Segundo o gerente, a capacitação é feita para voluntários que fazem parte da comunidade, dessa forma, as pessoas levam para o dia a dia as informações repassadas e têm mais consciência ao fazer a queima em suas propriedades. "Eles se sentem responsáveis em proteger o Monumento, sabem que os atos que levam para o seu cotidiano fazem a diferença", afirma o gerente.

O gerente ressalta que na quinta-feira (20) os brigadistas receberão instruções em campo, onde poderão ter a percepção do que é necessário na prática para o combate de incêndio. "O número de queimadas no entorno do Monumento é cada vez menor e devemos isso aos voluntários que nos ajudam na prevenção e combate", acrescenta Mário Lúcio.

É a segunda vez que o curso para brigadistas é feito no Monumento Estadual Natural Peter Lund. A primeira vez aconteceu em outubro de 2007 onde, segundo Mário Lúcio, 18 brigadistas voluntários foram capacitados e possibilitou a formação da Brigada Voluntária Maquiné que previne e combate incêndios do Monumento e seu entorno.
UC:Monumento Natural

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Peter Lund
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.