Estação Ecológica de Água Limpa comemora a Semana Florestal

IEF - www.ief.mg.gov.br - 16/09/2009
Entre 21 e 25 de setembro, a Estação Estadual Ecológica (EEE) de Água Limpa do Instituto Estadual de Florestas (IEF), em comemoração à Semana Florestal, promove diversas atividades, como plantio de árvores, apresentação de peça teatral, visita monitorada à Estação e à Praça Chácara Dona Catarina, treinamento, mostra de vídeo e palestras. Além disso, será realizado o concurso da melhor frase relacionada à importância das árvores.

O objetivo dessas atividades é mobilizar a população na preservação ambiental, destacando a importância do conjunto de árvores que complementam a Estação Ecológica. A proximidade entre a comunidade e os profissionais do IEF será para conscientizar as pessoas com relação ao reflorestamento e prevenção de incêndios, enchentes, erosões e assoreamentos. Neste ano, o tema da Semana Florestal é "Viva a Vida! Preserve o Verde", que aborda o respeito à vida, à preservação do meio ambiente e à conscientização dos cidadãos para que cada um faça a sua parte.

O destaque da Semana é o concurso da melhor resposta para a pergunta: "Para você, qual a importância das árvores da sua cidade?". Até o momento, a Estação já recebeu aproximadamente 200 frases e a previsão é que a apuração se inicie amanhã. Os critérios avaliados foram a criatividade, o uso correto da língua portuguesa e a originalidade. A premiação será realizada no último dia do evento, 25 de setembro, e os três primeiros lugares serão premiados, sendo que o primeiro e segundo colocados poderão optar entre uma bolsa de Ballet ou Tae Kwon Do, o terceiro receberá artesanatos da região e a escola que possuir o maior percentual de alunos participantes receberá um kit com os livros dos Parques de Minas.

A EEE de Água Limpa este ano conta com a colaboração de vários parceiros como a Prefeitura de Cataguases, a Secretaria Estadual de Agricultura e Meio Ambiente e o Instituto Francisca de Souza Peixoto, que desenvolve o projeto "Mundo Meu".

O projeto "Mundo Meu" elaborado pelo Instituto se preocupa com a educação ambiental da comunidade e, nos dias da Semana Florestal, irá ajudar os estudantes na compreensão da importância das árvores da região, realizando a apresentação de peças teatrais e palestras. Além disso, o Instituto auxiliará no projeto "Ser da Floresta", que consiste na distribuição de crachás com imagens de árvores aos estudantes que sairão para uma visita guiada à Praça Chácara Dona Catarina e terão de comparar e reconhecer as fotografias dos crachás com as árvores da praça. São aproximadamente 15 espécies de árvores existentes no local, e essa atividade também será executada na área EEE Água Limpa.

O "Quinta na Estação" é um projeto dedicado aos universitários. Ele é realizado uma vez por mês, na quinta-feira, onde são apresentados vídeos relacionados ao meio ambiente para os universitários da região e tem como principal objetivo promover uma análise crítica dos alunos, mostrar que existem pontos de vistas diferentes e que devem respeitados, estimular a convivência e a educação ambiental. Na quinta-feira (24), o documentário "Hope" será transmitido para os alunos em comemoração à Semana.

A visita monitorada à Estação Ecológica contará com a presença de visitantes da zona rural e os beneficiados pela Instituição CAPS (Centro de Apoio Psico-social) e seus familiares. Sobre esta atividade, o gerente da EEE de Água Limpa, Felipe Parizzi, relata que "os participantes poderão desfrutar do passeio, circuito das árvores e da paisagem. O objetivo é dar oportunidade a este público de conhecer a Estação, sair do stress da cidade e com isso auxiliar no tratamento, visando à inclusão social destas pessoas."

A Prefeitura de Cataguases oferecerá palestras relacionadas à Prevenção de Riscos Ambientais no município, que abordará os principais motivos de enchentes, erosões e assoreamentos, que são problemas constantes na região. Também será oferecido na Semana Florestal treinamento para a Brigada Voluntária de Combate a Incêndios Florestais.

Estação Ecológica Água Limpa - Criada em 27 de setembro de 1994, a Estação, que é uma das categorias de unidades de conservação de proteção integral, tem como objetivo a preservação da natureza e a realização de pesquisas científicas. Situada na cidade de Cataguases, Água Limpa proíbe a visitação, porém, quando se trata de visitas de caráter educacional, de acordo com o que dispuser o Plano de Manejo da unidade ou regulamento específico.
UC:Estação Ecológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Água Limpa
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.