"Café no Cerrado" é destaque da Semana Florestal do Norte de Minas

IEF - www.ief.mg.gov.br - 17/09/2009
No período de 19 a 26 de setembro, o Norte de Minas promove atividades em comemoração à Semana Florestal 2009. Serão oito dias com diversificada programação que oferecerá palestras, manhã de campo, blitz educativa, trilhas interpretativas a pé, de bicicleta ou de moto, caravana ambiental e o destaque da Semana, o "Café no Cerrado".

A gerente regional, Marli Vitorino, relata o quanto a Semana Florestal é importante para a região e completa "o evento proporciona a toda comunidade um momento de reflexão e conscientização com relação à conservação e preservação do patrimônio cultural. O diferencial deste ano é priorização das comunidades em torno das unidades de conservação da região Norte e tem como finalidade principal, proporcionar um diálogo entre IEF e a comunidade".

A manhã de campo será realizada em 19 de setembro, no Parque Estadual da Lapa Grande, comunidade de Buriti, em Montes Claros. O público estimado é de 30 pessoas. Os participantes do dia terão a possibilidade de ampliar a percepção ambiental e participar de demonstrações de alternativas corretas do uso do solo.

As blitze educativas acontecerão entre 20 e 26 de setembro e, com o intuito de chamar a atenção da comunidade para o evento, serão distribuídos materiais educativos para a população. Os colaboradores na realização das blitz serão os funcionários do Parque Estadual da Lapa Grande, Parque Estadual Serra Nova, Parque Estadual Caminho dos Gerais e membros do Conselho Consultivo.

A abertura oficial será realizada na segunda-feira (21), na Praça da Matriz, no distrito de Serra Nova, contando com o auxilio de uma blitz educativa e também uma palestra relacionada à conscientização ambiental, no salão da escola Professora Erculana Pereira.

Como destaque da Semana, na sexta-feira (25), será promovido, no Centro de Referência de Gestão Ambiental, um encontro entre os representantes da comunidade local, como lideranças do poder público e do seguimento da sociedade civil. Esta atividade será para apresentar o resultado da gestão estratégica no Norte de Minas. Os convidados poderão apreciar o talento da musicista Meso-Soprano, Vera Alencar Marino, exposição de fotografias e desfrutar do café regional das matas do cerrado mineiro.

De moto, bicicleta ou até mesmo a pé, os moradores das comunidades próximas à Unidade de Conservação poderão desfrutar da beleza do Parque Estadual da Lapa Grande nas trilhas interpretativas que serão promovidas, com o intuito de despertar a percepção ambiental, observar espécies da fauna e flora e apreciar as belezas de Minas.

Também será realizada uma caravana ambiental, iniciativa do projeto Previncêndio, para as comunidades de Serra Nova com atrações como grupos de teatro, apresentações de música e vídeo, distribuição de mudas e de material educativo.

As cidades que serão contempladas pela Semana Florestal 2009 na região Norte são: Montes Claros, Grão Mogol, Porteirinha, Serranópolis, Monte Azul, Mamonas, Gameleira e Espinosa.

Semana Florestal - As comemorações da Semana Florestal são promovidas pelo Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema), por meio do Instituto Estadual de Florestas (IEF), e pretendem alertar as comunidades urbanas e rurais do Estado para a conservação das florestas e, conseqüentemente, da biodiversidade.

Além das unidades de atendimento do IEF, estarão envolvidas as Superintendências Regionais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Suprams), a Polícia Militar de Meio Ambiente, o Corpo de Bombeiros, escolas, Polícias Rodoviária Estadual e Federal, organizações não governamentais, entre outros.
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra Nova e Talhado
  • UC Caminho dos Gerais
  • UC Lapa Grande
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.