Complexo de recepção ao turista é inaugurado no P.E. do Itacolomi

IEF - www.ief.mg.gov.br - 25/09/2009
A inauguração do Centro de Visitantes e do Museu do Chá, no Parque Estadual do Itacolomi, nessa quinta (24/09), reforça o trabalho de preservação da importância histórica e ambiental da unidade de conservação administrada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF). A entrega das obras à sociedade fez parte das comemorações da Semana Florestal de 2009. Localizado nos municípios de Ouro Preto e Mariana, na região central do Estado, o Parque Estadual do Itacolomi abriga valiosas amostras do patrimônio natural da região, como nascentes, cursos d´água e espécimes da fauna e da flora. O Pico que dá nome à unidade tem uma grande importância na ocupação do Estado, sendo um ponto de referência para os antigos viajantes da Estrada Real que o chamavam de "Farol dos Bandeirantes", no século 18.

A diretora de Áreas Protegidas do IEF, Nádia Aparecida Araújo, explica que o Centro de Visitantes e o Museu do Chá fazem parte do projeto elaborado para disponibilizar aos turistas e à comunidade da região um espaço de contato com os patrimônios histórico e ambiental. O projeto inclui ainda a Casa Bandeirista, reformada e inaugurada em abril deste ano e que abriga a Exposição Permanente dos Naturalistas Viajantes, que retrata a passagem de estudiosos europeus à região nos séculos 18 e 19. O projeto de recepção ao turista foi elaborado pela organização não governamental Instituto Terra Brasilis.

O Museu do Chá retrata outro momento importante na história da região de Ouro Preto que, na década de 1930, foi uma grande produtora e exportadora do chá da índia ou preto para a Europa. A Fazenda do Manso, hoje pertencente ao Parque Estadual do Itacolomi, era onde se localizava a plantação, e o Museu o local onde se realizava o beneficiamento.

A exposição inaugurada no Museu apresenta o maquinário, ferramentas e objetos da época mostrando todas as etapas de produção do chá. Fotos e um documentário apresentam a história do produto, desde sua origem na China até a sua introdução na região de Ouro Preto, na Fazenda do Manso.

No Centro de Visitantes, o público tem contato com inúmeras informações e sensações sobre o que existe na unidade de conservação. Filmes e fotos retratam as espécies da fauna e da flora que podem ser encontradas no Parque. Mapas e maquetes permitem uma visão geral sobre o relevo, a hidrogragia e a geologia da área. Recursos que aliam tecnologia e criatividade permitem ainda que o visitante sinta o peso de alguns dos minerais que existem na região e até ameaças à biodiversidade, como o calor gerado durante um incêndio florestal.

Solenidade

Na solenidade no Itacolomi, o diretor-geral do IEF, Shelley Souza Carneiro, entregou diplomas de Mérito Florestal às pessoas e instituições que mais de destacaram em 2009 na proteção e desenvolvimento das florestas mineiras. Na categoria produtor rural, o vencedor foi Robson Braga Andrade. O engenheiro agrônomo Antônio Claret de Oliveira recebeu a homenagem na categoria 'Técnico' por seus 32 anos de atuação no setor de reflorestamento. Na categoria 'empresa', a Arcelor Mittal Bioenergia Ltda. foi escolhida por seus 51 anos de ação no setor. O doutor em Ciência Florestal, Sebastião Renato Valverde, foi o vencedor na categoria 'Acadêmico'.

Foram ainda assinados dois termos de cooperação técnica entre o IEF e o Sindicato da Indústria do Açucar (Sindaçucar), o Sindicato da Indústria da Fabricação do Álcool no Estado de Minas Gerais (Siamig) e a Associação Mineira de Defesa do Meio Ambiente (Amda), que permitirão ações de recuperação no Norte de Minas. Os documentos estabelecem o compromisso para a formação e de áreas de conexão entre o Parque Estadual Veredas do Peruaçu e a Reserva Particular do Patrimônio Natural Porto do Cajueiro, um trabalho que inclui a recuperação de áreas nas bacias hidrográficas dos rios Carinhanha e Peruaçu.

Na solenidade, também foi apresentado o blog Meio Ambiente (blog.meioambiente.mg.gov.br). O espaço tem o objetivo de construir um diálogo com os usuários sobre a temática ambiental. Além de disponibilizar vídeos, áudios, fotos, textos e comentários produzidos pelo Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, o espaço se propõe a receber colaboração de cidadãos interessados em participar.

A Semana Florestal de 2009 será encerrada no domingo (27/09), quando serão realizadas atividades de comemoração do aniversário do Parque Estadual da Serra do Rola-Moça, na região metropolitana de Belo Horizonte. Desde o dia 21, atividades vêm sendo realizadas em todo o Estado sensibilizando as comunidades urbanas e rurais sobre a importância do engajamento pessoal na recuperação e conservação das florestas e da biodiversidade.
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Itacolomi
  • UC Veredas do Peruaçu
  • UC Serra do Rola Moça
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.