ICMBio debate criação de mais uma área para manejo do peixe-boi no litoral nordestino

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 19/11/2009
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) promove nesta quinta (19) e sexta (20) reuniões no Ceará e no Piauí para discutir a proposta de criação de mais um espaço no litoral brasileiro para manejo do peixe-boi marinho (Trichechus manatus).

O Refúgio de Vida Silvestre (RVS) Peixe-boi Marinho, como já está sendo chamado, ocupará uma área de aproximadamente 41 mil hectares entre os municípios de Chaval e Barroquinha, no litoral cearense, e Luis Correia e Cajueiro da Praia, na costa piauiense.

Por meio do Centro de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos (CMA), que tem sede nacional em Itamaracá, Pernambuco, o ICMBio já mantém bases de manejo do peixe-boi nos estados de Alagoas, Paraíba, Maranhão, Piauí e Pará. O animal está na lista de espécies ameaçadas de extinção.

RVS é uma categoria de unidade de conservação de proteção integral. De acordo com a lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (Snuc), tem o objetivo de proteger ambientes naturais onde se tenha condições para a existência ou reprodução de espécies ou comunidades da flora local e da fauna residente ou migratória. Há várias restrições para o seu uso.

Nesta quinta, a reunião ocorrerá, às 14 horas, no auditório da Secretaria de Educação de Chaval (Rua Monsenhor Carneiro, 121, Centro - Chaval - CE). Na sexta, o encontro será às 9h, no Salão Paroquial de Cajueiro da Praia (Praça da Igreja Matriz, s/n, Centro - Cajueiro da Praia-PI). Os encontros são abertos a todos os interessados.
UC:Refúgio da Vida Silvestre

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Peixe Boi Marinho
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.