Não há nada definido para criar Parque do Lavrado, afirma Nagib

Grupo Folha de Boa Vista - www.folhabv.com.br - 06/12/2009
Após a polêmica envolvendo a proposta de criação do Parque Nacional do Lavrado, na região da Serra da Lua, no Município de Bonfim, pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o assessor da Casa Civil da Presidência da República em Roraima, Nagib Lima, fez questão de frisar que ainda não há nada definido e que, antes de ser efetivada a proposta, há procedimentos obrigatórios a serem levados em conta.

Ele foi um dos entrevistados, na manhã de ontem, pelo administrador Marcelo Nunes, no Agenda da Semana, programa da Rádio Folha (AM 1020). Lima reafirmou que há interesse do governo federal em se criar tal unidade de conservação, entretanto, para que isto ocorra é necessária a realização de audiências públicas junto às comunidades inseridas diretamente neste processo e a consulta ao Governo do Estado, que pode, inclusive, sugerir outra área para ser protegida.

"Temos que ter um cuidado muito grande ao se discutir reservas e áreas de proteção ambiental em Roraima. Entendemos a preocupação das comunidades locais e o risco social que pode ter lá e em nenhum momento vamos colocar aquelas famílias em risco. Quero acima de tudo tranquilizar aquelas famílias que estão na área, pois não vamos tomar nenhuma decisão precipitada", afirmou.

Ele acrescentou que, em virtude da preocupação demonstrada pela população afetada pela medida e por segmentos da sociedade local, após a divulgação pela imprensa da pretensão do ICMBio, se reuniu com integrantes da comunidade afetada, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Secretaria de Patrimônio da União e com a classe política roraimense para rediscutir a proposta.

Quanto à audiência pública, Lima afirmou não ter ainda uma data definida, pois isto é algo a ser discutido em uma reunião a ser realizada nesta semana, com o presidente do ICMBio, Rômulo Mello, em Brasília, no Distrito Federal. Há também a possibilidade de a Fundação Estadual do Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia de Roraima (Femact) sugerir uma área alternativa para abrigar a unidade voltada à conservação do lavrado local.

"Há a necessidade de criação [de um parque nacional em tal modelo], mas tem a preocupação com o risco social imediato. Se tiver outra proposta, nós vamos analisar isto, não tenham dúvida. Queremos explicitar que a nossa disposição é de diálogo. Não dá para chegar e colocar uma coisa de forma radical e apaixonada", disse.

Outro ponto frisado por Lima foi que não há data específica para a criação do parque. Embora haja a pretensão do governo federal, não existe a certeza de que em 30 de abril de 2010 ele seja criado. Este prazo, na verdade, é o estipulado para que as audiências públicas e a consulta ao Estado ocorram.

Assessor da Casa Civil reafirma a importância de proteger o lavrado

O assessor da Casa Civil da Presidência da República em Roraima, Nagib Lima, ressaltou que há uma preocupação mundial em se proteger o meio ambiente e que em Roraima, estado localizado na Amazônia, esta inquietação também é constante por parte do governo federal. Entretanto, afirmou ele, deve ser um trabalho de proteção que leve em conta os habitantes das áreas transformadas em unidades de conservação.

"Tecnicamente, a criação de parque é interessante do ponto de vista de preservar o meio ambiente, a vida e um futuro melhor e sadio para as pessoas. Porém, nós temos que trabalhar dentro de uma conjuntura local, onde se possa haver uma combinação com as pessoas que estão vivendo nestas comunidades e, ao mesmo tempo, trabalhar para continuar respeitando o meio ambiente", explicou.

Questionado se haveria outros estudos por parte dos órgãos ambientais federais para se criar novas unidades de conservação no Estado, além do Parque Nacional do Lavrado, Lima informou não ter conhecimento sobre a questão.

UNIDADES DE CONSERVAÇÃO - Roraima tem hoje três parques nacionais, três estações ecológicas e duas florestas nacionais, totalizando oito unidades de conservação. São elas: Parque Nacional do Monte Roraima, no Uiramutã; Parque Nacional do Viruá, Parque Nacional Serra da Mocidade, Estação Ecológica de Cacararaí e Estação Ecológica do Niquiá, em Caracaraí; Estação Ecológica de Maracá, no Amajari; Floresta Nacional de Roraima, em Mucajaí e Alto Alegre; e Floresta Nacional do Anauá, em Rorainópolis.
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas