Fórum Paraense sobre o caranguejo-uçá em Bragança

Instituto Federal Pará - www.ifpa.edu.br - 29/06/2009
Ocorreu nos dias 19 e 20 de junho em Bragança, região nordeste do Pará, o Fórum paraense sobre o Caranguejo-uça com o tema "Debate sobre os benefícios sociais, econômicos e a responsabilidade ambiental do pescador de Caranguejo-uça do litoral paraense". Fizeram parte do evento aproximadamente 500 participantes, entre catadores, delegações dos municípios que possuem área de manguezais e pesquisadores.

O evento contou ainda com a com presença representativa de delegados eleitos nos fóruns dos municípios litorâneos que vão desde o litoral de Viseu, fronteira com o município de Caratateua no Estado Maranhão até a Ilha do Marajó, além de outras localidades. O evento foi promovido pela, Universidade Federal do Pará - UFPa, pela Escola de Governo do Estado do Pará - EGPa e pelo Instituto Federal Pará - IFPA, que no dia 20 de junho na mesa foi representada pelo Diretor Geral do IFPA - Campus Bragança, Prof Gerson Moutinho. O Fórum ainda contou a participação do Prof Pedro , Diretor de Ensino e toda uma equipe de apoio do IFPA na Escola Estadual Bolívar Bordalo da Silva, local dos debates.

O Evento é um grande avanço nas questões pertinentes ao manejo correto, gestão de negócios, conscientização quanto ao período do defeso e a responsabilidade ambiental por parte dos catadores que atuam nas áreas de mangue, troca de experiências e informações discutidas nas temáticas das seis salas de grupos de trabalho, formados no 1 dia do evento. O 2 dia começou com a discussão nos grupos temáticos, formação de mesa pelos representantes das Instituições promotoras e do Secretario de Estado de Projetos Estratégicos - Sepe, que explanaram sobre as suas participações no projeto, logo após houve um momento reservado a fala dos catadores e dos representantes classistas. À tarde continuaram as apresentações das temáticas na plenária, culminando com a leitura e votação direta das propostas que propunham a carta do Fórum, entre as propostas figuraram a forma de captura do caranguejo, o período do defeso e nome a ser adotado para a categoria profissional "Pescador Artesanal de Caranguejo" e o agendamento do próximo fórum para o município de São João da Ponta em 2010 e o encerramento dos trabalhos, com apresentação de manifestações folclóricas.
UC:Reserva Extrativista

Unidades de Conservação relacionadas