Parna da Serra da Mocidade e Esec Niquiá definem ações para 2010

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 17/12/2009
O Parque Nacional (Parna) Serra da Mocidade e a Estação Ecológica (Esec) Niquiá, localizadas no município de Caracaraí, avançam na gestão participativa e na proteção de seu patrimônio natural. As unidades, que ficam na região conhecida como baixo rio Branco, no estado mais ao norte do Brasil, Roraima, já definem as suas ações para o próximo ano.

Vinculadas ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), as duas unidades realizam, em parceria com a WWF-Brasil, reuniões de sensibilização com as comunidades de seu entorno, órgãos públicos e privados representativos e associações de classe, visando a formação de seus conselhos consultivos e a melhoria na qualidade da gestão e na representatividade dos atores locais.

Em fevereiro de 2010 serão realizadas mais duas reuniões, ambas no estado do Amazonas. Uma na sede do município de Barcelos, com órgãos públicos e privados, operadores de turismo e associações de classe; e outra na comunidade indígena Yanomami denominada Ajuricaba, vizinha ao Parna Serra da Mocidade em seu limite oeste.

Para março de 2010 está prevista a Assembléia Geral de formação do conselho consultivo e duas reuniões com o conselho já formado, para discutir e aprovar seu regimento.

Foram realizadas este ano, três reuniões. A primeira ocorreu na comunidade indígena Yanomami denominada Caju, no mês de outubro, a segunda com os agricultores, assentados e pescadores do Projeto de Assentamento água boa e da vila Vista Alegre e a terceira com as instituições públicas ligadas à gestão ambiental, ensino, pesquisa e extensão, o trade turístico e as associações de classe, ambas no mês de novembro.
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Niquiá
  • UC Serra da Mocidade
  • TI Yanomami
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.