Parque Estadual da Pedra Azul faz 19 anos e ganha nova trilha ecológica

SEMA/ES - www.meioambiente.es.gov.br - 01/01/2010
O Parque Estadual da Pedra Azul (Pepaz) comemora seu aniversário de 19 anos neste sábado(02) com o início das atividades da Temporada de Verão 2010 do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e a inauguração de uma nova trilha ecológica, cujo nome será escolhido por meio de uma enquete, a ser realizada durante todo o mês de janeiro, entre os visitantes do local.

De acordo com o gestor do Pepaz, Leonardo Brioschi Mathias, a nova trilha levará ao mirante da Pedra Azul em uma caminhada com menor grau de dificuldade que as duas trilhas já existentes. "Com isso, facilitamos o acesso para idosos, crianças e algumas pessoas com necessidades especiais para contemplação de uma das mais belas paisagens da região", ressalta.

Ainda conforme Leonardo, a escolha do nome da trilha baseada na opinião de frequentadores do Parque é um símbolo dos avanços obtidos nos últimos anos na gestão dessa Unidade de Conservação. "O maior desafio é mostrar para a população que esta área é um patrimônio da humanidade, que pode garantir além da qualidade de vida, melhorias socioeconômicas integrando a gestão do Parque com atividades no seu entorno. Acho que evoluímos muito neste aspecto e 2010 será ainda mais especial".

Esta expectativa para 2010 se dá está em fase da criação de um Conselho, com envolvimento das comunidades do entorno. O objetivo é democratizar mais as decisões que envolvem o Parque e a Zona de Amortização, que inclui áreas de até 12 quilômetros de distância do Pepaz. "Com o Conselho, a comunidade terá mais voz para opinar sobre, por exemplo, a implantação de um empreendimento no entorno e o uso público do próprio Parque, como abrir ou não para a prática de esportes de aventura".

Informações Adicionais:

Sobre o Parque

O Parque Estadual da Pedra Azul ocupa uma área de 1.240 hectares ao redor da Pedra Azul, no município de Domingos Martins. Trata-se de uma Unidade de Conservação sob a tutela do Governo do Espírito Santo, por meio do Iema, que protege amostras significativas de Mata Atlântica e o sistema de drenagem responsável pelas nascentes do Rio Jucu.

O Parque fica aberto das 8 às 17h30. Além da nova trilha que será inaugurada no dia 2 de janeiro, são oferecidas a Trilha da Pedra Azul e a Trilha das Piscinas. Porém, para participar das trilhas, que acontecem às 9 horas e às 13h30, é preciso agendar a visita previamente pelo telefone: (27) 3248-1156.

O Pepaz fica na Rodovia Ângelo Girardi (Rota do Lagarto), Km2, s/n. Domingos Martins.
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Pedra Azul
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.