Regional Alto Médio São Francisco participa de simpósio realizado pela UFV

IEF - www.ief.mg.gov.br - 22/04/2010
Entre os dias 14 e 17 de abril, o Escritório Regional do Instituto Estadual de Florestas (IEF) Alto Médio São Francisco participou do V Simpósio Regional de Etnoecologia e Etnobiologia, realizado pela Universidade Federal de Viçosa, cujo tema era "Biodiversidade e Saberes Locais: como alcançar a terceira margem?". O evento representou uma oportunidade para o IEF demonstrar que, além do caráter fiscalizador, preocupa-se com o bem estar das comunidades que são afetadas pela criação de suas Unidades de Conservação (UC), em conformidade com o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC).

Vários trabalhos apresentados no simpósio tiveram como área de estudo o Norte de Minas, demonstrando que esta região possui grande potencial para estudos socioambientais que possam trazer melhorias da qualidade de vida das populações do semi-árido. Além de reafirmar a necessidade da interação entre as comunidades e as UC's.

Em virtude da presença de comunidades tradicionais em Unidades de Conservação, vários trabalhos socioambientais têm sido realizados na Regional Alto Médio São Francisco. Os servidores apresentaram três trabalhos, dois causos, sendo um deles premiado, e participaram do concurso de fotografia.

Todos os trabalhos foram apresentados oralmente e na forma de pôster. O primeiro trabalho foi apresentado pelo gerente do Projeto Pandeiros, Kolbe Wombral Soares Santos, que abordou as potencialidades do uso do babaçu em comunidades pertencentes à Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Pandeiros. O segundo trabalho, apresentado pela coordenadora das Unidades de Conservação da Regional, Natália Rust Neves, relatou a experiência de criação do Conselho Deliberativo da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Veredas do Acari, primeiro conselho deliberativo para UC do Estado de Minas Gerais e único para o Bioma Cerrado, até o presente momento. Por fim, a procuradora regional, Izabela Veloso Silqueira, apresentou um diagnóstico socioambiental do Parque Estadual Verde Grande. O supervisor regional Rinaldo José de Souza, que também participou do evento, foi premiado com o causo intitulado: "Vai imundar?".

http://www.ief.mg.gov.br/noticias/1/1082-regional-alto-medio-sao-francisco-participa-de-simposio-realizado-pela-universidade-federal-de-vicosa
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Rio Pandeiros
  • UC Verde Grande
  • UC Veredas do Acari
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.