Rondônia pode ganhar parque de preservação ambiental

Observatório Eco - www.observatorioeco.com.br - 09/05/2010
A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável aprovou a Mensagem 921/08, do Executivo, que prevê a cessão de 182 mil hectares da União à Rondônia para criação do Parque Estadual de Corumbiara. Essa extensão equivale a aproximadamente a 182 mil campos de futebol.

O parque ficará localizado no sul do estado e faz fronteira com a Bolívia. De acordo com o relator da matéria, deputado Moreira Mendes (PPS-RO), a criação da nova unidade se justifica pela preservação do meio ambiente, dos recursos pesqueiros e para o desenvolvimento científico, tecnológico e turístico.

A região do futuro parque está em uma das principais áreas de ambientes aquáticos da Amazônia, o "pantanal do Guaporé". O local possui grande variedade de plantas e animais aquáticos, além de mamíferos, répteis e aves.

Moreira Mendes apoiou garantias para militares e PF entrarem no parque, fronteira com a Bolívia. Ele também destacou que a região abriga uma floresta de 43 mil hectares de buritis, com funções ainda desconhecidas. "A própria implementação do parque propiciará novas pesquisas sobre esse importante e diversificado ecossistema", comentou.

Defesa da área

O deputado concordou com ressalvas à cessão da área, apresentadas pelo Executivo federal e estadual. Ele apoiou parecer do Ministério da Defesa para garantir às Forças Armadas e à Polícia Federal a circulação no parque no combate ao tráfico de drogas e à repressão ao contrabando e a outras atividades ilícitas.

Moreira Mendes ressaltou a importância da preocupação do estado de Rondônia em evitar o isolamento da localidade de Laranjeiras, como resultado da criação da nova unidade de conservação. Ele, porém, discordou da mudança da classificação do parque para unidade de uso sustentável. Essas áreas, afirmou, "oferecem menor proteção ambiental que as do Grupo de Proteção Integral, em que se insere a modalidade de parque estadual".

A mensagem que propõe o acordo será convertida em projeto de decreto legislativo e tramitará, em regime de prioridade, pelas comissões de Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional; Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois, será votada pelo Plenário.( Com informações da Agência Câmara)

http://www.observatorioeco.com.br/index.php/rondonia-pode-ganhar-parque-de-preservacao-ambiental/
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Corumbiara
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.