Apa Joanes- Ipitanga terá plano de manejo

SEMA/BA - www.meioambiente.ba.gov.br - 16/06/2010
Técnicos da Votorantim estiveram na Superintendência de Políticas Florestais, Conservação e Biodivesidade da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), na manhã de hoje, (16), para definir a compensação ambiental do empreendimento Voltarantim Cimentos, localizado no entorno da Área de Proteção Ambiental (Apa) Joanes e Ipitanga.

A diretora de Unidades de Conservação da Sema, Marianna Pinho, informou que cerca de 0,5% do valor de todo o empreendimento deverá ser investido em Unidades de Conservação, visando compensar os significativos impactos ambientais.

"A compensação é um instrumento previsto em lei. Neste caso, estamos propondo a elaboração de um Plano de Manejo por conta da carência deste instrumento nas Unidades de Conservação do estado", explicou.

O superintendente de Políticas Florestais, Conservação e Biodivesidade da Sema, Plínio Castro, disse que será feito um termo de compromisso, até o dia 1 de julho, entre a Sema e a Votorantim para legitimar o acordo. Paralelamente, também será realizada uma pesquisa de preço de mercado com empresas que tenham experiência na elaboração de Planos de Manejo.

Importância hídrica - Criada em 1999 e com uma área de 66.594 hectares, a Apa Joanes-Ipitanga é responsável pelo abastecimento de água da região Metropolitana de Salvador em cerca de 40%, pois abrange o Rio Joanes. É composta por ecossistemas como Mata Atlântica, Restinga, Dunas e Manguezais.

Sobre o empreendimento - Localizada no Pólo Industrial de Aratu, no município de Candeias, a fábrica foi inaugurada em 2009. Hoje ela apresenta um rendimento financeiro de R$ 320 mil ao ano, e produz 150 mil toneladas de argamassa industrializada.

http://www.meioambiente.ba.gov.br/noticia.aspx?s=NEWS_GER&id=6409
UC:APA

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Joanes-Ipitanga
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.