Agência de notícias/ RJ - www.agenciario.com - 22/06/2010
A cidade de Rio das Ostras, na Região dos Lagos, será uma das oito cidades do Rio de Janeiro a participar do Mosaico de Áreas Protegidas Mico-Leão-Dourado, que irá englobar uma área de 209 mil hectares. Este processo ainda será reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente.
A iniciativa pretende unir Unidades de Conservação (UCs) de Proteção Integral (como as reservas biológicas União e Poço das Antas e parques municipais, como Atalaia e Córrego da Luz); de Uso Sustentável (APA da Bacia do Rio São João) e Reservas Privadas que resguardam remanescentes do habitat original do mico-leão-dourado - a Mata Atlântica da Baixada Litorânea fluminense.
"As áreas protegidas da região têm enorme importância não só pela conservação da biodiversidade, mas também pelos outros inestimáveis serviços ambientais prestados, como a manutenção de fontes de água, o controle climático e a contenção de encostas", afirma Rosan Fernandes, ecólogo da Associação Mico-Leão-Dourado.
http://www.agenciario.com/materia.asp?cod=79942&NomeEdi=Meio_Ambiente
Biodiversidade:Fauna
Unidades de Conservação relacionadas
- UC Poço das Antas
- UC União
- UC Bacia do Rio São João/Mico-Leão-Dourado
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.