Conselho Consultivo do Parque Estadual da Serra da Baitaca debate medidas operacionais

Agora Paraná - http://agoraparana.uol.com.br - 30/09/2010
O Conselho Consultivo do Parque Estadual da Serra da Baitaca vem dando continuidade a uma série de discussões sobre a logística e o manejo do parque. Na manhã de ontem (29), uma nova reunião do conselho trouxe direcionamentos em questões operacionais, como segurança, sinalização, animais soltos, estudo para implantação de um receptivo, e cadastro de grandes grupos - hoje dificultado pelo número de acessos ao parque.

Os temas vêm sendo debatidos nos grupos de trabalho do conselho, que reúnem representantes de diversos setores. Do encontro, foram definidas três datas para novas reuniões no mês de outubro. No dia 6, está prevista a reunião sobre a segurança na área de entorno do parque, que deve contar com a presença de representantes da Secretaria de Ordem Pública e Cidadania, Polícia Militar, Força Verde, Polícia Civil, Bombeiro Comunitário, Conselho Municipal de Segurança (Conseg), e 6 Grupamento de Bombeiros de São José dos Pinhais.

Para o dia 14 também ficou marcada a reunião sobre o projeto de pavimentação da trilha de acesso ao Morro do Samambaia, que deve ser licitado pela prefeitura pela segunda vez, já que a primeira licitação não registrou adesão de empresas. O secretário de Turismo, Ary Andreatta, explica que a proposta da pavimentação, assim que for concluída, é fortalecer o turismo na região.

"O calçamento vai viabilizar a visitação turística e também a prática de esportes de aventura, como o voo livre. A ação é imprescindível, e também é uma das determinações do prefeito Loreno Tolardo, que quer desenvolver o turismo, dando mais condições de acesso ao morro", disse.

Segundo o presidente do conselho, e gerente do Parque, Juarez Cordeiro de Oliveira, em paralelo, o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) também dá andamento ao projeto de pavimentação das trilhas frontal e secundária do Morro do Anhangava. "A empresa que vai executar os projetos já foi contratada", garantiu.

Termo de compromisso
Até o final do ano, também deve ser assinado o termo de compromisso entre IAP e Dnit, que prevê as ações de regularização fundiária do parque, incluindo medição das áreas, levantamento ocupacional e dominial, e as desapropriações. A minuta do termo é de 2008, e segundo o presidente do conselho, deve sofrer algumas adequações antes de ser enviada ao Dnit. "Vamos discutir as alterações necessárias, e até o fim do ano, pretendemos firmar o compromisso com o Dnit", disse.

A última reunião, marcada para a segunda quinzena de outubro, vai reunir novamente os grupos de trabalho para debater questões apontadas como emergenciais, incluindo a logística de visitações entre os meses de outubro a março do ano que vem, período de grande visitação ao parque.

Também participaram do encontro, o secretário de Ordem Pública e Cidadania, Ademir Neves Sanches; representantes do IAP, da Secretaria de Estado da Cultura, Instituto Chico Mendes, Sanepar, Federação Paranaense de Montanhismo (Fepam), Emater, Ecovida, Pró-turismo, além de empreendedores e moradores do parque.



http://agoraparana.uol.com.br/index.php/cidade/quatro-barras/2248-conselho-consultivo-do-parque-estadual-da-serra-da-baitaca-debate-medidas-operacionais.html
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra da Baitaca
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.