Lagoas da Apa Sul são estudadas por pesquisadores da UFS

Plenário - www.faxaju.com.br - 26/10/2010
Pesquisadores da Universidade Federal de Sergipe(UFS) estão realizando pesquisa na Lagoa Azul e na Lagoa Grande, localizadas na Área de Preservação Ambiental Litoral Sul de Sergipe (Apa Sul), região monitorada e coordenada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos(Semarh). O objetivo é elaborar diagnóstico sobre as espécies de peixes existentes na localidade.

De acordo com o biólogo e gestor da sede administrativa da APA Litoral Sul, Paulo César Umbelino, a perspectiva dos pesquisadores é que, a partir de conclusão de diagnóstico, o projeto de pesquisa esteja concluído em 2012. Segundo ele, a pesquisa estará disponibilizada ao público por meio de revistas científicas de grande circulação no meio acadêmico e amostra fotográfica de todas as espécies de peixes encontradas durante pesquisa desenvolvida nas lagoas da Apa Litoral Sul de Sergipe.

O secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Genival Nunes, destaca o fato do público local, a sociedade e a população acadêmica ter acesso a pesquisa desenvolvida pelos pesquisadores na Apa Sul. "Considero um valioso trabalho, uma vez que irá revelar os tipos de espécies aquáticas nativas da região", comentou o secretário.

Após realização de levantamento da ictiofauna (peixes) da Lagoa Azul e Lagoa Grande no Povoado Abaís, a equipe do professor Marcelo Brito, do Departamento de Biologia da UFS, bem como alunos do Departamento de Engenharia de Pesca da universidade, darão continuidade aos trabalhos de pesquisa que vinham realizando desde a primeira semana de outubro. A pesquisa se refere ao levantamento de peixes de água doce que compõem os diversos riachos pertencentes à APA Litoral Sul de Sergipe.

De acordo com o coordenador da pesquisa, professore Marcelo Brito, inicialmente foram coletados peixes em 10 riachos que incluem os municípios de Indiaroba, Santa Luzia do Ithanhy e Estância.

"O objetivo específico da pesquisa é realizar um mapeamento de todos os corpos hídricos existentes nesta Unidade de Conservação com o conhecimento da ictiofauna (peixes) constituinte e predominante. Contudo, estaremos proporcionando o registro da importância da preservação das espécies", explica.

http://www.faxaju.com.br/viz_conteudo.asp?id=103559
UC:APA

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Litoral Sul do Estado de Sergipe
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.