Emater usa fantoches para reforçar lei ambiental em Maracanã

Agência de Notícias/PA - www.agenciapara.com.br - 10/11/2010
Nesta quinta-feira (11), o escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) em Maracanã, nordeste do estado, promoverá uma sessão de teatro de fantoches para 26 famílias da reserva extrativista marinha Pauxis, que vivem às margens do manguezal do rio Maracanã, acerca do Plano de Utilização da Reserva Extrativista Marinha de Maracanã.

A metodologia de arte-educação, encabeçada pelo pedagogo Mauro Ferreira, do escritório regional em Castanhal, visa repassar informações importantes de modo lúdico, atraente e totalmente palatável para pessoas até de baixa escolaridade ou de diferentes faixas etárias (de crianças a idosos).

"A Emater também tem a proposta de desmistificar o teatro de fantoches como 'apresentação somente para crianças'. Os fantoches são uma ferramenta muito útil para disseminarmos idéias de terminologia científica por meio de uma linguagem fácil, agradável, divertida e que permite assimilação imediata", diz Mauro.

Atendidos pela Emater há cerca de dois anos, os produtores familiares da comunidade vivem principalmente da agricultura de subsistência e da pesca artesanal. Outra atividade forte, que vem sendo firmemente desencorajada pela Emater, é a caça ilegal - que, além, de prejudicar o meio ambiente, causa acidentes graves entre os próprios agricultores, por conta das armas de fogo e armadilhas.

São cadastrados pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) como "usuários da reserva" aqueles agricultores cuja renda depende em mais de 50% das atividades sobre o mangue. "Até porque, mesmo entre os agricultores tradicionais, há comerciantes e funcionários públicos, que não se enquadram no perfil estabelecido pelo Incra", explica o técnico em pesca da Emater Carlos Henrique Nascimento.

Registrados em 2002, e já tendo constituído a Associação dos Usuários da Reserva Extrativista Marinha de Maracanã (Auremar), os cerca de 5 mil usuários, de mais de 50 comunidades, receberam casa e o equivalente a R$ 3 mil em maquinário (rede de pesca, freezer e canoa) do Incra para produzir com sustentabilidade, com obediência à legislação ambiental. Um dos grandes problemas, contudo, é a dificuldade que muitos produtores têm em compreender as diretrizes jurídicas.

"Assim que identificamos essa barreira de comunicação, nós, da Emater, nos reunimos com o pessoal da Pauxis e realizamos um DRP [Diagnóstico Rural Participativo], a partir do qual resolvemos nos reunir mensalmente com a comunidade para conversar sobre as dúvidas, receber demandas e reforçar nosso trabalho de extensão rural", explica a engenheira agrônoma da Emater Regiara Croelhas.

A apresentação teatral acontecerá na Escola do Pauxis, às 15h. A comunidade se localiza a 18 km da sede do município, no Km 32 da rodovia PA - 127, 8 km ramal do Pauxis adentro.

http://www.agenciapara.com.br/exibe_noticias_new.asp?id_ver=68958
UC:Reserva Extrativista

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Marinha do Maracanã
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.