Expedição registra imagens do Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 22/03/2012
Entre os dias 9 e 16 de março, a Divisão de Comunicação do ICMBio realizou, no Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange, no Paraná, a segunda Expedição Fotográfica do SisMidia, o Banco Multimídia de Biodiversidade. A expedição foi coordenada pelo analista Leonardo Milano, fotógrafo da DCOM, e contou com a participação dos fotógrafos colaboradores Aurelice Vasconcelos e Rubens Matsushita.

Ao longo dos sete dias de atividades, a equipe se dividiu para registrar os principais atrativos do parque, como cachoeiras, trilhas e paisagens do entorno, incluindo a Lagoa do Parado, localizada num parque municipal inserido na APA Estadual de Guaratuba. Devido à dificuldade de acesso, beleza cênica e diversidade de ambientes existentes, foram dedicados três dias à trilha da Torre da Prata, o mesmo ocorrendo com a Lagoa do Parado. Durante todo o período, os fotógrafos estiveram acompanhados por funcionários ou conselheiros da UC.

Além do cenário, a expedição teve como objetivo registrar a biodiversidade da unidade de conservação, com ênfase nas espécies consideradas em perigo de extinção. O tempo muito seco prejudicou o avistamento de fauna. Mesmo assim, foram feitos importantes registros de espécies ameaçadas: maria-catarinense (Hemitriccus kaempferi), maria-da-restinga (Phylloscartes kronei) e bicudinho-do-brejo (Stymphalornis acutirostris).

O apoio de membros do conselho consultivo foi de fundamental importância para o sucesso da expedição, além do apoio de representantes da Associação Comercial de Matinhos, da Calango Expedições, da ONG Mater Natura Instituto de Estudos Ambientais, da Comunidade do Parati, da Empresa Ambiental Paraná Florestas e do Hotel Mata Atlântica e dos demais pesquisadores que auxiliaram a equipe na Lagoa do Parado.

SisMidia

O sistema é composto por imagens e sons das unidades de conservação federais. Por ele será possível conhecer um pouco da fauna e flora, dos biomas e ecossistemas, das populações tradicionais e do trabalho desenvolvido pelo ICMBio. Sua página terá acesso público, mas apenas pessoas cadastradas poderão inserir ou baixar arquivos. Instituições de ensino e pesquisa, empresas, ONGs, entre outros, poderão pesquisar e solicitar imagens para uso educativo, cultural ou científico, garantido o devido crédito ao autor e ao ICMBio. As buscas por imagens poderão ser feitas utilizando palavras-chave, como autor, nome de espécie, bioma, local, rio e unidade de conservação.

A intenção é fazer do SisMidia uma referência no registro e na disponibilização de multimídia sobre a biodiversidade brasileira. Para garantir a diversidade e qualidade do material disponibilizado, a DCOM planejou uma série de expedições fotográficas às nossas unidades de conservação, registrando fauna, flora, belezas naturais e o trabalho do ICMBio. A intenção é de que, no futuro, todas as unidades tenham ampla documentação fotográfica.

Segundo Leonardo Milano, responsável pela gestão do SisMidia, o sistema está em fase final de implantação e, em breve, estará à disposição no site do ICMBio. Quem quiser mais informações ou colaborar com imagens, pode entrar em contato pelo e-mail leonardo.milano@icmbio.gov.br. Algumas das imagens produzidas durante a expedição fotográfica já foram divulgadas na nossa página no Facebook.

Confira o vídeo com fotos da expedição.


http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral/2681-expedicao-registra-imagens-do-parque-nacional-de-saint-hilairelange.html
UC:Parque

Related Protected Areas:

  • UC Guaratuba
  • UC Saint-Hilaire/Lange
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.