IAP adquire 100 novos equipamentos para manutenção das Unidades de Conservação

Agência de Notícias do Paraná - www.aen.pr.gov.br - 28/03/2013
O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) investiu R$ 211 mil, com recursos de compensação ambiental, na aquisição de 100 novos equipamentos para auxiliar na manutenção das Unidades de Conservação do Estado. Os gerentes das unidades receberão os equipamentos nos próximos dias. Serão diretamente beneficiados 15 escritórios regionais do IAP e 37 unidades de conservação. O novo maquinário é composto de roçadeiras, motosseras, lavadoras de pressão, bombas extintoras, entre outros.

Para o presidente do IAP, Luiz Tarcisio Mossato Pinto, "a aquisição dos equipamentos busca renovar a infraestrutura do órgão e fornecer melhores condições de trabalho a todos os servidores e terceirizados do órgão. Isso incluiu investimentos tanto na área de fiscalização como de preservação ambiental".

A chefe do Departamento de Unidades de Conservação, Maria do Rocio Lacerda Rocha, explicou que os equipamentos devem ser utilizados com responsabilidade e racionalidade. "Realizamos um inventário em todas as unidades mantidas pelo IAP, para avaliar o que era necessário e o que já estava sem uso em cada uma delas", afirmou.

Ao receberem os novos equipamentos, os gerentes das Unidades de Conservação deverão devolver na sede da instituição aqueles que são considerados inservíveis. Estes serão entregues para doação, se tiverem em condições de uso, e terão a sua destinação final adequada.

UNIDADES - Entre as unidades beneficiadas estão o Parque de Vila Velha, a Estação Ecológica do Caiuá, Parque Estadual Mata dos Godoy, Parque Estadual Mata São Francisco, Horto Florestal de Jacarezinho, Parque Estadual do Cerrado e do Guartelá, Parque Estadual de Campinhos, Parque Estadual Pico do Marumbi e Parque Estadual do Lago Azul.

O uso de todos os equipamentos em Unidades de Conservação do IAP segue as orientações do plano de manejo de cada área, respeitam regras de segurança e os funcionários que manuseiam devem utilizar equipamentos de proteção individual.



http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=73690&tit=IAP-adquire-100-novos-equipamentos-para-manutencao-das-Unidades-de-Conservacao
UC:Geral

Related Protected Areas: