Projeto de infraestrutura para Morro de Santo Antônio é apresentado

Top News - http://www.topnews.com.br/ - 16/04/2013
Tombado como Monumento Natural do Estado em 2006, o Morro de Santo Antônio, localizado em Santo Antônio do Leverger (a 35 de Cuiabá), se tornou uma unidade de conservação com potencial turístico e cultural. Contudo, durante os últimos sete anos esse potencial não foi empreendido em benefício da comunidade local.

Agora, o deputado estadual licenciado Zeca Viana (PDT) quer transformar o Morro de Santo Antônio em um ponto turístico com infraestrutura para receber o turista e, assim, levar alternativas de emprego e renda para a região.

A comunidade do entorno do Morro se reuniu nesta segunda-feira (15) para debater em uma audiência pública a viabilidade da proposta. Requerente da audiência Pública, Zeca Viana explicou que a ideia é de fomentar a cultura local. "Não vou medir esforços para ajudar a viabilização deste projeto, pois percebo que é um desejo profundo da comunidade presente nesta audiência".

De acordo com o deputado a intenção é de aumentar o número de turistas, que possam contemplar as belezas naturais do local. "Além disso, desfrutar de ambientes agradáveis com banheiro, água, passarelas seguras e adquirindo produtos e artesanatos de qualidade produzidos pelos próprios moradores. Essa ideia precisa se tornar realidade".

A ideia a que o deputado se refere já está materializada em um projeto arquitetônico da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e que foi apresentado na audiência pública pelo coordenador de Unidades de Conservação da Sema, Alexandre Batistella. "O projeto foi elaborado por uma das maiores empresas do setor. Trata-se da mesma empresa que fez o projeto de uso público do Parque de Foz do Iguaçu (PR), de Fernando de Noronha(PE), Floresta da Tijuca (RJ)", esclareceu.

O projeto visa a implantação de trilhas calçadas, praças de descanso, pontes e 4 mirantes e um Centro de Atendimento ao Turista com recepção de informação e banheiros. "Toda a infraestrutura será feita de material ecológico e ferro, para prevenir estragos com queimadas",

Atualmente, 7 trilhas mal planejadas e sem nenhum tipo de segurança são utilizadas com muita frequência por usuários. Lixo, pichação e focos de incêndio criminoso são consequências desse uso sem fiscalização.

A audiência pública na Comunidade Morrinho presidida pelo deputado estadual Márcio Pandolfi, que destacou a falta de comprometimento do Governo do Estado com comunidades com potencial tão evidente como a região do Morro de Santo Antônio.

Pandolfi ainda destacou que é possível incluir o projeto nos recursos destinados a Copa de 2014. "O Morro de Santo Antônio é um gigante adormecido que precisa ser mais conhecido. Esse projeto está bem estruturado e é uma indústria limpa. Dinheiro para isso o Governo do Estado tem, não adianta o falar o contrário". O projeto arquitetônico está orçado em aproximadamente R$ 800 mil.

O senador Pedro Taques se comprometeu buscar junto ao Governo Federal recursos para viabilizar a implantação do projeto. "Hoje discutimos o futuro desta cidade. O Morro de Santo Antônio faz parte do viver cuiabano, está dentro de nós. Ninguém terá prejuízo com este projeto, ninguém vai perder sua propriedade", garantiu o senador Pedro Taques.

O presidente da União das Associações do Município, Luis Souza, o Padre, destacou que realmente a comunidade estava reticente em relação ao projeto por não conhecer o seu teor. "Mas as explicações das autoridades e do técnico da Sema mostraram que esse é um projeto sério e tem todo o nosso apoio. Esse é o melhor presente que essa comunidade poderia ter".

O coordenador da Secretaria de Estado Desenvolvimento e Turismo, Geraldo Lúcio, representou a secretária Estadual de Turismo Tetê Bezerra, e se disse surpreso com a dimensão do projeto. Já o secretário-geral da Câmara Municipal de Cuiabá, Aparecido Alves, destacou a necessidade que o município tem de desenvolver novas fontes de geração de emprego e renda.

O prefeito Valdir Ribeiro ressaltou a fase ruim pela qual passa o município, que atualmente está inadimplente com os governos do Estado e Federal. "Até com a Sema estamos inadimplentes".

Valdir se disse satisfeito por participar de um momento que classifica como histórico para Santo Antônio. "Passamos por uma fase ruim e o município somente sobreviverá com parcerias. Hoje, o Morro é a esperança do município. E tenho orgulho de estar participando deste momento em que a comunidade está se unindo para ser o grande parceiro do município".

Também participaram da audiência os deputados João Malheiros e Emanuel Pinheiro; o chefe do Posto da Empaer, Edson Ribeiro; o vice-prefeito, Valdir Pereira; secretário municipal de Finanças, Toni Bicudo; secretária municipal de Saúde, Bethania Franco; secretário municipal de Cultura e Turismo, Creonildo Amorim; secretário municipal de Agricultura, Hamilton José; o irmão do ex-senador Jonas Pinheiro, Leôncio Pinheiro; gerente regional do Morro da Santo Antônio, Celso Arruda; representante da Secretaria de Estado de Cultura, João Carlos Vicente.



http://www.topnews.com.br/noticias_ver.php?id=20122
UC:Monumento Natural

Related Protected Areas:

  • UC Morro de Santo Antônio
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.