Parque do Charapucu terá inventário da ictiofauna

Agência Pará - http://www.agenciapara.com.br/ - 16/05/2013
Técnicos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), em parceria com a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e o Centro de Pesquisa e Gestão de Recursos Pesqueiros do Litoral Norte (Cepnor), iniciaram neste bimestre a as atividades de campo do inventário da ictiofauna (conjunto das espécies de peixes) do Parque Estadual do Charapucu, no município de Afuá, arquipélago do Marajó, que subsidiará a elaboração do plano de manejo da Unidade de Conservação (UC).

A equipe, composta por especialistas da Sema, do Cepnor e por professores e alunos do curso de Engenharia de Pesca da UFRA, têm feito as devidas coletas nos rios Preto, Ipixuna, Tabocal, Mocambo, Cajari, Anigalinho, Timbó, Medonho, Furo Igapuia e Furo do Céu, localizados no Parque, e no entorno dos rios Jururá, Gama, Cajari e Santa Luzia. Para a captura dos peixes estão sendo utilizadas rede de arrasto tipo "try-net", de espera de mono e multifilamento, e com diferentes tamanhos de malhas e tapagem. Os peixes capturados serão depositados na coleção de peixes do Cepnor.

A parceria com centros de referências em pesquisa como a UFRA, e o Cepnor, representa um avanço para a gestão do Parque. "Entendemos que a gestão de uma área protegida não pode ser feita de forma isolada da pesquisa científica. Partimos da premissa que a pesquisa deve subsidiar a administração dessas áreas para que se cumpra a finalidade da unidade de conservação", observa Julio Meyer, gerente do Parque do Charapucu.

O Parque Estadual Charapucu foi criado pelo Decreto Estadual No 2592, de 09 de novembro de 2010, com área de 65.181,94 hectares, e é gerenciado pela Sema, por meio da Diretoria de Áreas Protegidas.



http://www.agenciapara.com.br/noticia.asp?id_ver=126239
UC:Parque

Related Protected Areas:

  • UC Charapucu
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.