UCs paulistas realizam clean up dive

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 06/02/2014
As equipes da Estação Ecológica dos Tupiniquins e da Área de Relevante Interesse Ecológico Ilha Queimada Pequena e Queimada Grande, ambas unidades de conservação no estado de São Paulo, realizaram no dia 22 de janeiro a terceira edição do Clean Up Dive. O evento ocorreu na frente da ilha Queimada Pequena e contou com voluntários para um trabalho de limpeza com o objetivo de retirar do fundo do mar petrechos de pesca descartados irregularmente ou perdidos.

A ação buscou também orientar as pessoas sobre a importância da conservação marítima, uma vez que esses resíduos podem trazer ameaças às espécies marinhas, poluir praias e prejudicar a pesca. Nove embarcações participaram e auxiliaram no transporte de voluntários até o destino do evento. A ação de remoção do lixo marinho foi acompanhada por 108 pessoas.

Segundo Lúcia Guaraldo, chefe da Esec dos Tupiniquins, entre os materiais coletados estavam uma grande quantidade de fragmentos de redes, iscas artificiais e até uma grande âncora. Tudo será enviado para qualificação e quantificação aos idealizadores do projeto, com sede na cidade de Santos. "É importante ressaltar que mergulhadores profissionais de Itanhaém encontraram aumento expressivo no número de peixes e outras espécies da fauna marinha, o que mostra a importância da preservação desta área", relatou Lúcia.

Além do trabalho de limpeza da região, o evento buscou sensibilizar a comunidade para a questão ambiental, mostrando a importância da preservação das unidades de conservação. A programação do evento também incluiu oficinas de Iniciação ao Mergulho Livre, Observação de Aves e Fotografia.

A campanha foi realizada com apoio da Prefeitura e Câmara Municipal de Itanhaém e em parceria com as entidades Vivamar, Ecosurfi, Pró Mangue, Cofit, Mochileiros Hotel & Pousada, Marina Maitá, Projeto Água Viva/AMA Ecoturismo, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros, Projeto Lixo Zero, Parque Estadual Serra do Mar - Núcleo Curucutu, além da sociedade civil.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral/4659-ucs-paulistas-realizam-clean-up-dive.html
UC:Geral

Related Protected Areas:

  • UC Tupiniquins (ESEC)
  • UC Ilhas Queimada Pequena e Queimada Grande
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.