Acordo TFCA apoia Parque Estadual Fritz Plaummann em Santa Catarina

Funbio - http://www.funbio.org.br - 22/01/2014
Em 2013, a equipe do Funbio foi ao município de Concórdia, no estado de Santa Catarina, para fazer o monitoramento de um dos projetos apoiado pelo Tropical Forest Conservation Act - TFCA, relacionado ao tema (Criação) Manutenção de Áreas Protegidas. O projeto, realizado pela Caipora - Cooperativa para Conservação e Proteção dos Recursos Naturais, visa à revisão do Plano de Manejo do Parque Estadual Fritz Plaummann e o fortalecimento dos seus mecanismos de gestão.

O PE Fritz Plaummann, possui um Plano de Manejo com oito anos de execução e é considerado um exemplo de gestão no estado. É uma Unidade de Conservação de proteção integral destinada à proteção da natureza, pesquisa científica, educação ambiental e ao turismo ecológico. Criado em 2003, o parque tem aproximadamente 741 Hectares, localizado às margens do lago formado pela barragem da Usina Hidrelétrica Itá, no rio Uruguai.

Segundo o Coordenador do Projeto, o biólogo Eduardo Hermes, o apoio do TFCA foi fundamental, pois atualmente o estado não conta com recursos específicos para o planejamento de UCs. "O apoio preencheu uma lacuna ao investir no replanejamento de uma Unidade que já vem se tornando referência, e cuja experiência pode ser replicada pelas demais" diz Eduardo. Um exemplo dessa replicação é que, entre as atividades de outro projeto apoiado pelo programa, "Planejamento e Capacitação em Unidades de Conservação" da Apremavi (Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida), estava prevista e de fato aconteceu, uma visita do conselho do Parque Nacional do Araucárias, no oeste de Santa Catarina, ao PE Fritz Plaumann. Este intercâmbio gerou a oportunidade de uma Unidade mais implementada disseminar suas boas práticas para outra mais nova, ainda com muitos desafios de gestão. Essa troca de experiências possibilitada pelo TFCA é fundamental para a Criação de novas UCs no país.

O nome Parque Estadual Fritz Plaumann, é uma homenagem ao ilustre naturalista e entomólogo, Fritz Plaumann (1902 - 1994), que ao longo de 70 anos de dedicação reuniu uma coleção com mais de 80 mil exemplares de insetos. A região onde está localizado o parque é referência na criação de aves e suínos e na produção de Erva Mate, sendo esta a paisagem que caracteriza o entorno da UC.



http://www.funbio.org.br/o-funbio/noticias/acordo-tfca-apoia-parque-estadual-fritz-plaummann-em-santa-catarina
UC:Parque

Related Protected Areas:

  • UC Fritz Plaumann
  • UC Araucárias
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.