ICMBio incentiva a produção de mel de abelhas silvestres

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 03/10/2014
Comemora-se nesta sexta-feira (03) o Dia Nacional das Abelhas. O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) desenvolve, junto a parceiros, ações de incentivo à meliponicultura (ou apicultura), ou seja, a criação de abelhas sem ferrão. Em pelo menos 15 Unidades de Conservação (UCs) há produção independente do mel de abelhas. As comunidades tradicionais que vivem em Reservas Extrativistas e Florestas Nacionais desenvolvem a atividade para complementar a renda familiar.

Um exemplo disso é a Reserva Extrativista Rio Ouro Preto (RO). "A produção acontece de maneira independente. Cada família produz o mel e vende nas cidades próximas", explicou João da Mata, coordenador substituto de Produção e uso sustentárvel do ICMBio.

Na Floresta Nacional do Amapá (AP), os moradores participaram de uma atividade para começar a trabalhar com a criação de abelhas sem ferrão. Na Reserva Extrativista Marinha Lagoa do Jequiá (AL), há produção de própolis, substância obtida pelas abelhas com propriedades antibióticas e fungicidas. Além disso, a apicultura na região contribui para a conservação da mata nativa.

As abelhas

As abelhas são importantes porque contribuem para a produção de sementes e reprodução das plantas. "Isso ajuda na manutenção de uma maior variabilidade gênica dentro das populações de plantas. Todos esses fatores contribuem para a conservação de plantas nativas", explicou o professor da Universidade Federal de Minas Gerais, Fernando Silveira, especialista em abelhas.

Além disso, as abelhas são fundamentais para a conservação de outras espécies. "Na medida em que as abelhas contribuem para uma maior produção de frutos e sementes, elas também contribuem com a alimentação de outros animais, como mamíferos e aves", concluiu.

Outras atividades

O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade do Cerrado e Caatinga (Cecat/ICMBio) desenvolve, desde 2007, ações no Projeto Polinizadores. "Estudamos os efeitos da alteração da paisagem e padrões de uso da terra nos serviços de polinização de plantas cultivadas", explicou o coordenado do Centro, Onildo João Marini Filho.

No projeto ainda são avaliados o estado de conservação de mais de 180 espécies de abelhas do grupo Meliponinae (abelhas sem ferrão) e a relação entre o estado de conservação de 28 espécies de plantas do gênero Passiflora (maracujás) ocorrentes no Cerrado e na Caatinga e seus principais polinizadores (abelhas, mariposas e beija-flores).



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-destaques/4995-icmbio-incentiva-a-producao-de-mel-de-abelhas-silvestres.html
Florestas:Extrativismo

Related Protected Areas:

  • UC Rio Ouro Preto
  • UC Amapá
  • UC Marinha da Lagoa do Jequiá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.