No AM, 30 quelônios são resgatados e servidor é multado em R$ 70 mil

G1 - http://g1.globo.com/ - 04/12/2014
Um servidor público, de 44 anos, foi detido no município de Tapauá, distante 500 km de Manaus, durante fiscalização realizada na tarde da terça-feira (2). Aproximadamente 30 tartarugas e 42 ovos de quelônios foram encontradas com o suspeito. Os animais foram apreendidos na Unidade de Conservação do Abufari, uma área de proteção ambiental que abriga espécies em extinção. Os quelônios seriam vendidos no comércio ilegal de animais exóticos. De acordo com a Polícia Civil, o suspeito terá que pagar uma multa no valor de R$ 70 mil.

Segundo informações da Polícia Civil, a apreensão teve apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Polícia Militar do município.

"A área de proteção ambiental é bastante visada pelos chamados piratas de animais. Como temos conhecimento disso, realizamos patrulhamentos diários na unidade para coibir a ação desses criminosos e já vínhamos investigando o local, pois é uma área onde as tartarugas desovam", informou o delegado Osman Nasser, por meio de assessoria.

O servidor público deverá ser indiciado no crime de dano à fauna. Ele foi liberado após assinar um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), e responderá ao processo em liberdade, segundo a Polícia Civil.



http://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2014/12/no-am-30-quelonios-sao-resgatados-e-servidor-e-multado-em-r-70-mil.html
UC:Reserva Biológica

Related Protected Areas:

  • UC Abufari
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.