Área de 14 km será queimada na Serra do Cipó para prevenir incêndios

Hoje em Dia - http://www.hojeemdia.com.br/ - 09/06/2015
Um trecho de 14 quilômetros do Parque Nacional da Serra do Cipó e da Área de Preservação Ambiental (APA) Morro da Pedreira, na região Central de Minas, serão incendiados em junho para, justamente, controlar as chamas durante o período seco. A área queimada é chamada de aceiro negro e é feita de forma controlada, como uma medida para controlar queimadas.

A medida foi aprovada pelo conselho dos parques no último 3 de junho. Os aceiros deverão ser feitos com o corte e a retirada da vegetação de faixas de seis metros de largura, em torno das áreas que se quer proteger.

O trabalho será executado com o apoio dos 28 brigadistas contratados pelo ICMBio, responsáveis por organizar o processo da realização da queima do material vegetal retirado de forma segura. Os aceiros negros serão confeccionados pela Brigada de Incêndios em áreas relativamente planas, perpendiculares às estradas existentes e à direção predominante do vento, no Vale dos Ribeirões Mascates e Bocaina, além de uma faixa de proteção localizada no entorno da Portaria Alto Palácio.

A motivação para a medida é a devastação causada pelos incêndios ocorridos em outubro e novembro de 2014, que destruíram mais de 30 mil hectares na Serra do Cipó e atingiram as unidades de conservação, como o Parque Nacional da Serra do Cipó, o Parque Estadual da Serra do Intendente e a APA Morro da Pedreira.

Após a construção dos aceiros será realizada a queima de duas áreas, em um Projeto Piloto de Manejo Integrado do Fogo (MIF), uma junto à sede administrativa do Parque de 2,93 hectares e outra área de 2,25 hectares, na Lagoa Comprida, localizadas nos Vales do Rio Cipó e Ribeirão Mascates entre as vias existentes e a borda das matas ciliares.

A queima tem como principal objetivo reduzir o risco de incêndios e será realizada observando-se rigorosos procedimentos técnicos, que permitem a fuga da fauna e reduzido impacto ambiental. O manejo do fogo já é uma experiência de êxito no Parque Nacional das Emas, em Goiás e em outras partes do mundo, como nos parques da Austrália e África do Sul.



http://www.hojeemdia.com.br/horizontes/area-de-14-km-sera-queimada-na-serra-do-cipo-para-prevenir-incendios-1.323956
Florestas:Queimadas

Related Protected Areas:

  • UC Morro da Pedreira
  • UC Serra do Cipó
  • UC Emas
  • UC Serra do Intendente
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.