Guias se qualificam e investem em ecoturismo no litoral catarinense

Portal Brasil - http://www.brasil.gov.br - 22/07/2015
Por meio do curso do Pronatec e apoio do Fundo Socioambiental Caixa, um grupo de condutores ambientais se uniu para atuar no Parque Estadual Acaraí


Os condutores ambientais formados pelo Instituto Conservação Marinha do Brasil (Comar) passaram a guiar turistas pelas três trilhas do Parque Estadual Acaraí, em São Francisco do Sul, no litoral norte de Santa Catarina. A iniciativa conta com o apoio do Fundo Socioambiental Caixa.

Fundada numa ilha descoberta em 1504, a cidade de São Francisco do Sul (SC) é considerada a terceira cidade mais velha do Brasil e a mais antiga de Santa Catarina. Hoje, o município atrai 10 mil visitantes ao ano e integra a rota dos cruzeiros marítimos na temporada de verão.

O coordenador do projeto Turismo Ecológico no Parque Estadual Acaraí, Douglas Macali, explica que a ideia do curso surgiu após o diagnóstico turístico da cidade ser finalizado. "Percebemos que não existiam pessoas qualificadas para trabalhar como guias."

Mais de 100 pessoas se inscreveram para participar do curso gratuito, que faz parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A professora Aldineide Ramos, 34 anos, é uma das 28 pessoas que se formaram condutoras ambientais em 2014. Acostumada desde a infância a fazer trilhas, Aldineide não pensou duas vezes ao procurar o Comar. "Desde criança eu subo o Morro da Cruz para ver a cidade toda", conta.

Os participantes receberam informações sobre a fauna, a flora e a história do parque, além de noções de primeiros socorros, ecoturismo, empreendedorismo e referenciação geográfica. "Os alunos aprenderam a se localizar nas trilhas, caso se perdessem. E a prestar os primeiros atendimentos para a eventualidade de alguém se machucar", diz Macali.

Ao final do curso, que teve a duração de oito meses, 17 dos 28 formandos se reuniram para abrir a Associação de Condutores Ambientais de São Francisco do Sul e Região, que entrou em funcionamento na temporada de verão 2013-2014. "Eles entregaram folders e houve uma demanda inicial dos turistas", afirma Macali, coordenador do projeto.

Com uma área de 6,7 mil hectares que inclui o arquipélago Tamboretes, o Parque Estadual do Acaraí é composto por dunas, sambaquis e restinga da Mata Atlântica. Entre as atrações está a Praia Grande, a maior de São Francisco, bastante procurada para a pesca de arremesso e a prática de surfe.

Fonte: Agência Caixa



http://www.brasil.gov.br/turismo/2015/07/guias-se-qualificam-e-investem-em-ecoturismo-no-litoral-catarinense
Turismo Ambiental

Related Protected Areas:

  • UC Acaraí
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.