Área protegida é ocupada por religiosos

Portal A TARDE - http://atarde.uol.com.br/ - 17/08/2015
Conhecidos por fazerem da Área de Proteção Ambiental (APA) do Parque do Abaeté o "Monte Sinai" de Salvador, grupos neopentecostais passaram a montar barracas de lona sobre as dunas, na avenida Dorival Caymmi, para cumprir "propósitos com Deus".

A prática de se instalar no areal, no entanto, pode estar com os dias contados, segundo informou o presidente da Universidade Livre das Dunas (Unidunas), Jorge Santana.

O gestor do Parque das Dunas assegura que a remoção das instalações deve ocorrer ainda esta semana, devido à devastação.

Grupo independente arregaça as mangas para limpar Abaeté

À sombra de uma árvore, no lado oposto à Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrígola (EBDA), oito barracas "hospedam" os que passam dias, semanas e até mesmo meses em retiro espiritual naquele solo, tido como um "santuário" para os evangélicos.

Como em uma espécie de universo paralelo, fiéis de várias congregações se reúnem no local com o único propósito de adorar Jesus. Alheios ao vai e vem do trânsito morro abaixo, os religiosos buscam no contato direto com a natureza a paz necessária para entoar orações em dialetos pouco usuais aos incautos.

Prostração

Joelhos ao chão, cabeça também, alguns vestidos de branco, mais parecem beduínos em uma duna do deserto do Saara louvando o profeta Maomé. É o caso do sapateiro Edvan dos Santos, 34 anos, que está no local há dois meses para alcançar um propósito - o qual alega não poder revelar.

Morador do bairro do Pero Vaz, não tão perto dali, Edvan argumenta que os frequentadores das barracas não fazem morada no local, mas estão ali para alcançar objetivos. "Esse é um local que consideramos sagrado, onde podemos falar diretamente com Deus", ele afirma, com largo sorriso.

A apóstola Valdelice Maria, frequentadora do Ministério Casa da Aliança com Deus, em Vila de Abrantes (Camaçari, Grande Salvador) assegura que as barracas não são uma "invasão".

"Quem tem um propósito, passa alguns dias aqui, assim como o profeta Moisés fez ao subir no monte", afirma a mulher, ao reiterar que há pessoas que chegam a passar um semestre em vigília no retiro espiritual.



http://atarde.uol.com.br/bahia/salvador/noticias/1703986-area-protegida-e-ocupada-por-religiosos
UC:APA

Related Protected Areas:

  • UC Lagoas e Dunas do Abaeté
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.