Disputa com jangadas movimenta Reserva do Batoque

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 14/09/2015
A Associação de Pescadores e Marisqueiras da Reserva Extrativista (Resex) do Batoque, no litoral do município de Aquiraz, no Ceará, acaba de realizar, com o apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a Regata Infanto-Juvenil de Jangadas, ou de Paquetes à Vela, como a comunidade local denomina as embarcações.

A analista ambiental Mirele Almeida, que atua na gestão da unidade de conservação (UC), explicou que o evento teve como objetivo resgatar a cultura do lugar. "Por se tratar de uma comunidade que pratica a pesca artesanal, a realização da regata mantém viva essa tradição no brincar de navegar aproximando a população mais jovem de suas origens". O evento, que ocorreu em 30 de agosto, teve ainda o objetivo de divulgar para o público em geral os costumes da comunidade local. "Este é um povo que lutou pela permanência em seu território e que ainda vive dos seus modos de vida tradicionais. A criação da Resex do Batoque, inclusive, foi uma grande vitória frente à constante especulação imobiliária que até hoje ameaça outras populações tradicionais do litoral cearense", afirmou Mirele Almeida.

Comunidade participativa

A atividade foi realizada na Lagoa do Batoque, principal ponto de pesca, irrigação, consumo e lazer dos moradores da região. A regata contou com a ampla participação das comunidades local e circunvizinhas, dos municípios de Aquiraz, Pindoretama e até de Fortaleza, totalizando aproximadamente cem participantes.

Mirele Almeida destacou a importância do apoio do ICMBio nesse tipo de ação, tendo em vista que é uma atividade que retrata o resgate das origens daquela população tradicional, para a qual a RESEX foi criada. "Com o passar dos anos, os jovens estão se afastando de suas origens e a regata é uma forma de manter viva essa tradição, além de despertar na população jovem o desejo de conhecer mais sobre a sua própria história", declarou a analista.

Além da competição, com direito à premiação, houve a exposição de banners do ICMBio a respeito dos modos de vida, das belezas cênicas, da fiscalização ambiental do órgão gestor da UC e das demais atribuições com relação à RESEX do Batoque.

Sobre a Resex do Batoque

Criada em 5 de junho de 2003, a Reserva Extrativista do Batoque possui área de 601 hectares, inseridos no bioma Marinho-Costeiro, no litoral do município de Aquiraz, no estado do Ceará. Seus principais objetivos de criação são assegurar o uso sustentável e a conservação dos recursos naturais renováveis, protegendo os meios de vida e a cultura da população extrativista local.

A reserva, de acordo com o último levantamento realizado pelo ICMBio em 2014, abriga, aproximadamente, 260 famílias, que vivem de pesca artesanal, mariscagem, agricultura de subsistência, artesanato e turismo de base comunitária.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-destaques/6989-disputa-com-jangadas-movimenta-reserva-do-batoque.html
UC:Reserva Extrativista

Related Protected Areas:

  • UC Batoque
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.