Parque Nacional do Descobrimento promove passeio da República

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 11/11/2015
Atividade será neste domingo (15). Trilhas em áreas de Mata Atlântica poderão ser feitas a pé, de bicicleta ou a cavalo


No próximo domingo (15), o Parque Nacional do Descobrimento, unidade de conservação (UC) gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em Prado, na Bahia, abre suas portas para receber os participantes do 1o Passeio Ecológico da República, que poderá ser feito a pé, de bicicleta ou a cavalo, em trilhas na área preservada de Mata Atlântica.

A concentração começa às 7h, na entrada do parque, e deve reunir moradores da região - Prado, Cumuruxatiba, Caravelas, Teixeira de Freitas, Porto Seguro -, além dos turistas que costumam visitar o local. "Vai ser uma festa. Todos estão convidados", avisa o chefe do parque, o analista ambiental Geraldo Machado Pereira. Este é o terceiro passeio ecológico realizado na unidade este ano.

Para participar, basta levar um quilo de alimento não perecível. As inscrições podem ser feitas na Secretaria de Meio Ambiente de Prado, no Núcleo de Educação Ambiental (Neam), bairro Ribeira, atrás do Estádio Municipal Roberto Muniz; na Academia Prado Fitness; e, também, na sede local do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que administra o parque (veja contatos abaixo).

Gestão compartilhada

A iniciativa faz parte da estratégia da chefia do parque de compartilhar a gestão com a comunidade. "Queremos trazer as pessoas para o parque. Permitir que elas desfrutem dos atrativos e possam, a partir daí, contribuir para melhorar a unidade e se tornar nossas aliadas", afirma Pereira, que, no momento, está levantando subsídios para concluir o plano de uso público.

Pouco antes do início do passeio, na manhã de domingo, ele vai assinar termo de reciprocidade com a Prefeitura de Prado, para oficializar o apoio do governo municipal a ações de fiscalização, educação ambiental, obras e turismo no interior e entorno da unidade de conservação.

"As ações conjuntas de fiscalização já vêm sendo feitas na zona de amortecimento, fora da unidade. Mas queremos obter outros avanços, como trazer 100% dos alunos da rede de ensino local para visitar o parque. Queremos também integrar a unidade ao circuito do turismo da região", cita o chefe.

Agente aglutinador

Sobre este último aspecto, ele diz que a ideia é promover o turismo de maneira organizada, como um sistema integrado, envolvendo todos os atrativos da região - praias, natureza, fazendas tradicionais e históricas de café e cacau e ainda as quatros UCs federais existentes na área (além do Parque Nacional do Descobrimento, os parques do Monte Pascoal e marinho de Abrolhos e a Reserva Extrativista de Corumbau)

"Estamos fazendo essa proposta à Prefeitura e a outros setores da sociedade local no sentido de colaborar na sistematização sustentável do turismo. A intenção é que o parque funcione como agente aglutinador dos vários atrativos da região, que estão desconectados entre si, incorporando novos valores ainda não observados e treinando pessoal para a interpretação da natureza e recepção dos visitantes", diz Pereira.

O parque

O Parque Nacional do Descobrimento foi criado em 20 de abril de 1999, um ano antes das comemorações dos 500 anos do Brasil. Compõe, junto com os parque nacionais do Monte Pascoal e do Pau Brasil, um corredor ecológico de Mata Atlântica na chamada Costa do Descobrimento, no litoral sul da Bahia.

Com 22.693 hectares, o parque preserva exemplares de papagaio chauã, que é o símbolo da UC, veado-mateiro, queixada, anta, harpia, vários felinos, como a onça-pintada, árvores de pau-brasil e o mutum-do-Sudeste, ave extinta na maior parte do Brasil. Além disso, abriga a riqueza histórico-cultural da Costa do Descobrimento, local de chegada da frota de Cabral, e vestígios dos ancestrais dos índios pataxós.

Serviço:

Mais informações sobre o 1o Passeio Ecológico da República, no Parque Nacional do Descobrimento, podem ser obtidas pelos telefones (73) 3021-1171 ou (73) 3298-1140.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral/7338-descobrimento-promove-passeio-da-republica.html
Turismo Ambiental

Related Protected Areas: