Operação busca garantir defeso do caranguejo-uçá

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 15/03/2016
Ação, que durou seis dias, envolveu UCs da Paraíba e Pernambuco


Unidades de conservação (UCs) do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) na Paraíba e Pernambuco encerraram ontem (segunda-feira, 14) ação de fiscalização para coibir a captura, transporte e comercialização do caranguejo-uçá e do guaiamum.

No total, foram lavrados sete autos de infração e resgatados 1.500 caranguejos-uçá e 400 guaiamuns, que seriam vendidos nas feiras livres e mercados locais. Os animais foram devolvidos ao mangue.

Os trabalhos começaram no dia 9 e duraram seis dias ininterruptos, período de "andada" (defeso) do caranguejo-uçá. Nesse período, a captura é proibida, já que os animais saem de suas galerias (tocas) e "andam" pelo manguezal para acasalamento. Com relação ao guaiamum, não é permitida captura de fêmeas ou machos inferiores a 6 cm de carapaça.

Durante o operação, foram realizadas rondas nos manguezais, barreiras rodoviárias, visitas em portos e comunidades locais. Nas abordagens, a equipe procurou orientar e informar as pessoas sobre a legislação vigente, tirar dúvidas da população e levantar informações para futuras ações de gestão das UCs.

Participaram da operação servidores da Reserva Extrativista Acaú-Goiana (PB/PE), APA da Barra do Rio Mamanguape (PB) e Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie) Manguezais da Foz do Rio Mamanguape (PB). Eles contaram com parceria do Ibama de Pernambuco e da Paraíba e apoio da Polícia Militar Ambiental da Paraíba.


http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-destaques/7774-operacao-busca-garantir-defeso-do-caranguejo-uca.html
Biodiversidade:Fauna

Related Protected Areas:

  • UC Barra do Rio Mamanguape
  • UC Manguezais da Foz do Rio Mamanguape
  • UC Acaú-Goiana
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.