Ideflor-bio e Setur iniciam segundo Curso de Condutores de Trilhas

Agência Pará de Notícias - http://www.agenciapara.com.br/ - 02/05/2016
Condicionar profissionais de turismo a um modelo alternativo de gestão turística realizada em áreas naturais, gerando benefícios e a conservação das biodiversidades existente no estado. Este é o objetivo do segundo Curso de Condutores de Trilhas e Caminhadas, para atuação no Refúgio de Vida Silvestre (REVIS) Metrópole da Amazônia, que será realizado de 2 a 13 de maio.

A capacitação, dividida em dois módulos, executada pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur), em parceria com Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-bio), Batalhão da Polícia Ambiental (BPA), Instituto Federal do Pará (IFPA), Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBM-PA), habilitará os participantes a trabalharem como condutores de trilhas no REVIS, para atuarem exclusivamente na área de proteção ambiental, conduzindo com segurança os visitantes locais.

O conteúdo do curso aborda uma metodologia que une a teoria à prática, com disciplinas focadas em Unidades de Conservação, legislação ambiental básica, educação como instrumento de gestão ambiental e ecoturismo. Completam a grade as disciplinas de trilhas interpretativas, roteiros e rotas, técnicas de condutores de trilha e sobrevivência na selva, acidentes com animais peçonhentos, atendimento de primeiros socorros, além de aulas práticas nas trilhas das matas do Refúgio de Vida Silvestre, ministradas por instrutores do BPA.

Júlio Meyer, gerente das Unidades de Conservação da Região Metropolitana de Belém, do Ideflor-bio, destaca a importância da capacitação. "No mês de março deste ano realizamos este curso de formação de condutores, porém voltado para o Parque Estadual do Utinga. Hoje estamos trazendo os mesmos ensinamentos para os participantes que irão atuar no REVIS Metrópole da Amazônia. Nosso objetivo é mantê-los bem informados, pois os condutores são essenciais para orientar os visitantes a fazerem o uso correto dessas áreas", ressaltou.


http://www.agenciapara.com.br/noticia.asp?id_ver=125960
Turismo Ambiental

Related Protected Areas:

  • UC Metrópole da Amazônia
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.